Anúncio 1

Últimos Posts

Livro Da Vez: A Semente da Vitória

Com alguns probleminhas, esse "clássico" livro pode ajudar com boas e simples dicas

Presente da minha boa amiga Jô, esse livrinho do Nuno Cobra é uma obra sui generis. Nuno foi treinador  de personalidades como Ayrton Senna, Fitipaldi, Rubinho, Mika (ceveja) Hakkinen, entre outros, mas também se destacou em tratamentos para pessoas normais. A obra tenta passar a essência do chamado Método Nuno Cobra, destacando várias vezes a importância do atendimento pessoal dele e com seus discípulos. Como não sou de ler muitas obras de autoaperfeiçoamento/autoajuda, sempre é uma experiência às vezes que beira ao desconfortável.

De qualquer forma, apesar do livro ter partes polêmicas e precisar de uma revisão geral de texto/organizacional(ok, ok... Crítica e auto-critica.Eu sei...Eu sei...), o livro tenta sintetizar dicas simples para um melhor aproveitamento físico, e por consequência, emocional e espiritual. Definitivamente é um livro que tenta ser útil.

O prefácio assusta um pouco com o quão a sua discípula é feliz com o método. Releve essas poucas páginas, reflita e adapte os conselhos que são basicamente sintetizados pela linha "chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo". Concordando com o autor, a ideia não é nova(vide os gregos clássicos) e realmente não deve ter sido fácil apresentar essa visão nos anos 60, período de formação do autor. Talvez aí estaria a primeira armadilha do livro que seria pensar que se a pessoa sofreu ou tem alguma limitação física, a mesma já seria uma pessoa mais limitada. Como o mesmo explica, já que ele trabalhou por vários anos com adolescentes portadores de deficiência física e infratores, de forma sutil, um problema é somatizado e afetar ou se refletir , segundo suas palavras, em um cérebro burro. As atitudes são diferentes do raciocínio, assim como a motivação é diferente da capacidade. A realidade é mutável e , com algum esforço , ser refletida de uma nova forma no corpo da pessoa, que por sua vez é a casa do espírito. E , de fato, isso é uma possibilidade muito mais fácil para alguém que tem uma vida desequilibrada, porém sem nenhuma limitação física grave.

Pulando essa parte, ainda que recomendemos muito a leitura do livro, podemos resumir em alguns poucos conselhos o cerne do livro:

 - Durma o suficiente para que acorde descansado e com o corpo renovado: uma dica simples e aparentemente quase estúpida, porém, por coincidência, que vem se mostrando nacionalmente cada vez mais negligenciada já que é fato que é no sono que o corpo realiza importantes processos cognitivos e fisiológicos. Como dizem, de nada vale fazer um ótimo treino (ele tem uma polêmica opinião sobre "malhação", porém uma interessante reflexão sobre o dilema fitness x health) e dormir muito pouco. À parte do livro, evidências apontam uma tendência de pessoas que dormem pouco engordarem/acumular gordura não saudável mais facilmente. Segundo o autor, também é muito mais difícil um atleta de alto desempenho conseguir chegar a seu potencial pleno se o mesmo não dá importância a esse fundamental aspecto que é o sono.

 - Realize exercícios físicos frequentemente, mas de maneira prazerosa: além desses dois fatores em conjunto permitirem uma chance maior de regularidade, e assim, a vinda dos primeiros resultados, naturalmente levam também a pessoa a uma prática de esporte mais realista com sua situação inicial. De fato, grandes expectativas costumam levar a lesões e mais tempo de molho. Nesse cenário já teríamos as duas condições não satisfeitas. Um esporte que você realmente gosta, como correr, nadar, andar de bicicleta, cavalo, patins, enfim, já é um começo de mudança de rotina.

 - Beba água ao longo do dia, mas evite o acompanhamento de líquidos nas refeições: por não ser da área de Educação Física, não sei quem sugeriu antes, mas parece que hoje há uma tendência de se acreditar que não é uma boa prática. Quando muito, deve-se tomar muita pouca água durante as refeições(refrigerantes e sucos não são bem vindos também, segundo a obra), algo que interpretei como 25 ml, para que não haja um comprometimento da eficiência do processo de alimentação. E por fim, segundo Nuno, é importante tomar cuidado como se alimenta não só nas escolhas dos alimentos em si, mas também evitando discussões, resolução de problemas pessoais ou trabalho, tentando-se ter um ambiente mais tranquilo possível.

 - E por último, pense positivo:  segundo o autor, a natureza do pensamento pode sim gerar problemas físicos e que podem se retroalimentar. Os passos anteriores ajudam, contudo a pessoa deve se educar mentalmente sobre esse mal habito de antecipar de forma pessimista problemas(o pre-ocupar, como ele destaca), assim como a utilidade de pensamentos negativos.

Nuno com Ayrton

Resumindo, um livro polêmico, mas que pode ajudar muita gente a mudar sua forma de viver. Vale à pena.

Nenhum comentário