Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica - o backup online do iPhone/iPad realmente funciona?

O backup automático do iCloud realmente vai me poupar de problemas?


Apesar de tudo, esse programa ainda pode ser útil

Muita gente confia no backup online do iCloud até precisar dele. iDispositivos podem ser vinculados a uma determinada conta no iCloud(verifique se você já fez essa vinculação em Ajustes->iCloud), mas pouca gente realmente presta atenção a dois detalhes:

1)Nem tudo é salvo: há uma restrição do que é salvo do seu dispositivo. Naturalmente contatos, calendários e notas são, em teoria, os mais fáceis de serem resgatados. Já as fotos, são um capitulo a parte. Dependendo de sua atividade fotografica, o iCloud, na sua versão grátis, será muito pouco. Há alternativas também 0800 que podem armazenar suas fotos, como dropbox e outros drives virtuais. Configurações dos programas podem também ser salvas. E a própria configuração do que pode e não pode ser salvo em cada dispositivo iPhone/iPad pode ser definida, mas o problema continua sendo o mesmo: o espaço de 5 gigas é muito pouco hoje em dia.

2)Em caso de problemas, você tem que baixar tudo de novo. E isso pode ser um problema se é  o caso de um proprietário com mais de uma conta internacional. Isso era muito comum antes da loja brasileira resolver problemas de classificação etária e outros probleminhas legais, diminuindo a difrença e oferta de aplicativos na loja nacional. Aqui a maior dica é observar que no aplicativo do App Store, na aba Atualizações, bem no começo, há uma seção chamada "Comprado" que lista todas as compras anteriores. Eu sei, não intuitivo, mas...

3)Definitivamente é mais simples e prático o bom e velho backup em um computador de tempos em tempos. É aqui onde a maioria dos usuários será simplesmente mais feliz. Naturalmente a coisa fica melhor se essa máquina de sincronização tiver backups frequentes. O lado ruim é que a Apple escolheu que uma vez selecionada uma máquina o dispositivo, naquela "formatação", fica vinculada a esse ponto de salvamento. O salvamento em um máquina permite evitar os problemas de recomeçar toda uma instalação e até perda de dados importantes como os contatos, por exemplo. Por isso escolha bem uma máquina de sincronização ou...

4)Simplesmente organize seus dispositivos para possibilidades de perdas de informações de tempos em tempos. Como? Só adicione dados que já tem cópias em outro lugar, ou que são salvos continuamente, seja pelo uso do já citado dropbox ou até mesmo iCloud.

Cientes dessas características/limitações, podemos ter uma relação com menos sustos e muito provavelmente menos "nóias". Divirtam-se!

Um comentário:

  1. Eu ainda salvo meus backups em disquete de 3" 1/2, algum problema nisso? hehehe

    Falando sério, preciso aprender urgentemente a usar essas paradas de cloud storage! Boas dicas!

    ResponderExcluir