Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix:Treta(2023)

Em uma espécie de história de raiva e ira, uma série de reflexões e estranhos rumos acabam fazendo dessa série uma surpresa curiosa. Confira o porquê, na crítica abaixo


Uma história sobre como odiamos o que temos em nós mesmos


Nota IMDb: 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2023
Título original: Beef
Estrelas: Steven Yeun(como o bem intencionado, mas emocionalmente limitado Danny Cho), Ali Wong(como a frustada empresária e mãe/esposa Amy Lau), Joseph Lee(como George Nakai que precisa de muita terapia), Young Mazino(como alguém que no final quer alguém para conversar Paul Cho), Ashley Park(como invejosa Naomi), Maria Bello(como a chefe bem esperta), entre outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr

Resumir essa série como uma reedição e expansão de Um Dia De Fúria(1993) seria realmente um reducionismo. Porque ainda que ele aproveite sim alguns pontos de contato, principalmente quem sabe o desgaste de viver na cultura do cansaço, mostra quem sabe realmente não estamos principalmente não sabendo nos comunicar, em especial com nós mesmos.

Antes de tudo, cabe dizer que é uma série adulta com cenas para maiores de 18 anos. Como de praxe, vamos começar com o roteiro: depois de um dia especialmente frustrante Danny estava saindo de uma loja de tipo Leroy Merlin e de forma distraída quase acerta um carro que estava passando. Só que o Mercedes branco não deixa barato, buzina longamente e ainda faz um sinal não amigável com o dedo indicador. E aí em um ataque de fúria Danny e a outra motorista, Amy, começam uma bizarra e perigosa corrida de perseguição que acaba ganhando notoriedade e consequências para eles e seus familiares.

Logo de cara iria parecer meio babaca, mas não tem como não destacar a grife A24 na seleção dessa obra, assim logo de cara, como vantagem, porém também peso, sabia que o roteiro tinha que ter algum diferencial. E de fato não fiquei decepcionado, mesmo sendo um pouco louquinho. Positivamente. Nos 10 capítulos, de uma forma tragicômica, vemos porque a necessidade dos dois protagonistas de vingança acabam gerando uma espiral de tensão, assim como a exposição de como eles chegaram a esse ponto.

E a história tem o mérito de falar da pressão pelo sucesso, o teatro de aparencias sociais, a dificuldade de comunicação (e como muitas vezes ela nasce às vezes da falta de oportunidade de desenvolve-las), egoísmo, sacrifício com o preço da despersonalização e principalmente o grande motor de vários erros na história: o medo. 

Outro grande mérito é o elenco excelente, destacando-se naturalmente Steven Yeun(que não só ficou famoso por Minari(2020), assim como Não! Não Olhe!(2022), rivalizando com Ali Wong(aparentemente ela teve mais sucesso em um especial de Stand Up em 2016 chamado Ali Wong:Baby Cobra, assim como o Meu Eterno Talvez(2019)), assim como David Choe(como o obtuso Isaac Cho), Ahsley Park(como a bela Naomi), Joseph Lee(como o esposo japonês que tem problemas com os pais) e Young Mazino(como o irmão mais novo que precisa de ajuda). E todos fazem uma espécie de dinâmica interessante no filme com o raro efeito de não termos preto no branco, mas diferentes tons de cinza em cada personagem.

Resumindo, em um raro caso de algo realmente interessante na Locadora Vermelha, ainda que vem fora da casinha, essa série consegue desenvolver muito além daqueles momentos onde a pessoa tem um ataque de fúria, mas consegue ampliar como a gente chega a situações limite. E o quão nós vamos sendo desrespeitados, principalmente por nós mesmos. E muitas vezes por bobeiras. Vale a pena. Disponível na NetFlix.







Lembrando que você pode nos contatar através do email mexidodigital@gmail.com ou deixar seu comentário abaixo

Nenhum comentário