Documentário da vez: American Genius
O nome Heisenberg te lembra apenas um certo careca fabricante de drogas? Este post é pra você! |
Nota imdb: 8,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: American Genius
Ano de Lançamento: 2015
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Stephen David
Sinopse: Dramatizações e depoimentos para contar histórias de grandes rivalidades entre gênios que revolucionaram o munto e trouxeram um legado para gerações futuras.
O título da série, "American Genius", na minha opinião é errado e pode até afastar alguns espectadores, passando a impressão de que se trata de mais uma obra que busca glorificar a cultura norte americana. Na verdade, apesar de realmente trazer grandes (e talvez os maiores) gênios americanos, os episódios também mostram rivalidades entre nações e gênios de outros países que também contribuíram para os avanços, mesmo como rivais. É o caso do episódio que fala da corrida espacial entre EUA e ex-União Soviética, que mostra o papel fundamental que o cientista nazista refugiado Wernher von Braun teve para o programa espacial Apollo ao desenvolver os foguetes Saturno. Isso também fica claro no episódio que fala da corrida pela bomba atômica e na competição entre Oppenheimer e Heisenber (o cientista e não o ficcional produtor de metanfetaminas) para ver se seriam os nazistas ou os americanos os primeiros a terem a "super bomba".
Cada episódio conta com ótimas dramatizações que nos ajudam a reviver as histórias, além de trazer depoimentos de especialistas que tentam explicar as motivações e os fatos por trás do que se está vendo. Claro deve-se ver esse tipo de abordagem com cuidado, pois sempre se tomam licenças poéticas em nome do drama, mas os depoimentos reais ajudam a nos manter com os pés no chão. Destaque para a ótima produção, com bons atores e ótimos efeitos, lógico que considerando que não estamos falando de um blockbuster mas apenas de um documentário.
Talvez pelo fato de trabalhar nesta área, meu episódio favorito é o que conta sobre a rivalidade entre Bill Gates e Steve Jobs. Já tinha assistido a alguns filmes, mas vários elementos dessa história eram desconhecidos por mim, como por exemplo o fato de Gates ter tido uma parceria com a Apple para vender uma placa que tornava seus computadores compatíveis com vários softwares do mercado. Jobs confiou em Gates e acabou sendo traído no futuro.
Também gostei bastante do episódio 5, que fala da corrida espacial, do episódio 3 que fala da invenção da televisão e do episódio 2 sobre a invenção do avião.
Se você gosta deste tipo de documentário, é uma ótima chance de conhecer melhor alguns dos cientistas/personalidades mais influentes da história recente e seu impressionante legado para a humanidade.
Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)
Nenhum comentário