Anúncio 1

Últimos Posts

Livro da Vez: Sombras e Ossos - Leigh Bardugo

Se preparando para um grande lançamento na NetFlix da adaptação do universo Grisha, englobando as duas séries de livros, lemos o primeiro livro e analisamos a história,  tudo sem spoiler, que é possível conferir na crítica abaixo.

Só depois que eu entendi o nome do livro...:)


Como as coisas andam meio tensas, decidi pegar um livro de fantasia para ler, tendo sido influenciado pelo o trailer que vai estar na postagem aqui em baixo, descobrindo depois que é franquia de sucesso lá fora e aqui no Brasil, coisa  e constatei o porquê. Primeiro que de fato o plot, sem usar spoilers, tem uma mecânica interessante mesmo tendo alguns clichês, daí podendo ver, como afirma a autora, com inspiração judia e russa(inclusive em alguns nomes).

E falando na autora, curiosamente nasceu em Jerusalém, cresceu na Califórnia, se formou em Yale(:O👏) e vive em Los Angeles, onde escreve. Já trabalhou para DC, com uma série da Mulher Maravilha, mas ganhou ainda mais sucesso com essa série que apareceu no início da década passada.

A história se passa no reino de Ravka, o que sofre problemas de fronteira com os seus dois vizinhos, e mais grave ainda, há muito tempo atrás, por ato de uma espécie de bruxo especial do tipo Darkling(ele manipula uma espécie de escuridão) há uma espécie de grande mancha no meio do seu território onde criaturas aladas ocupam um lugar chamado Não Mar ou simplesmente Dobra, causando além de muitos prejuízos materiais, perdas humanas.

É justamente nesse mundo que a protagonista, Alina Starkov, órfã que acabou virando cartografa para o Exército, que é levemente apaixonada por seu amigo de longa data Maly, junto com muitos outros soldados e Grishas(que são uma espécie de "bruxos", ou melhor, magos(já que há toda uma espécie de estudo que aprimoram um dom)) tem a difícil tarefa de ter o teste de fogo de atravessar a Dobra pela primeira vez. E é justamente quando o barco que ela estava é atacado que ela descobre sem querer que tem um poder de repelir as criaturas e quem sabe permitir uma forma de passar essa região de forma segura.

Sem dar maiores detalhes, depois desse episódio ela é ao mesmo tempo uma grande esperança, assim como uma grande ameaça a muitos interesses naquele reino e os adjacentes. A partir daí ela começa um treinamento que permite conhecer os tipos de grishas(que vamos resumir mais ou menos assim. Todos eles são agrupados no chamado Segundo Exército, os quais são versados no que é chamado de Pequena Ciência, sendo que os primeiros são os Corporalki(da ordem dos Vivos e dos Mortos), sendo tanto Curandeiros como os temidos Sangradores. Depois temos os Etherealki(da ordem dos Conjuradores), sendo dividos em os Aeros, Inffernais e Hidros. E por fim há os Materialki(da ordem dos Fabricadores), que são os Durastes(que são especialistas em armaduras) e os Alquimistas. Todo mundo tem uma fácil identificação pela cor do uniforme.

Há duas séries de livros, sendo que a trilogia principal que é composta da Sombras e Ossos como primeiro volume, Sol e tormenta como segundo livro e por fim o final com Ruína e Ascensão. Já na outra série, a chamada Duologia Ketterdam, temos Six of crows:Sangue e mentiras e Crooked Kingdom:Vingança e rendenção. E ainda em andamento há a mais nova Duologia Nikolai, com King of Scars(disponível desde 2019 por enquanto só em inglês no momento desse post) e um segundo livro Rule of Wolves(disponível desde março de 2021 também só em inglês no momento).

Resumindo, acredito que a NetFlix fez um golpe de mestre em pegar essa série que mostra a evolução, da juventude até a fase adulta de uma personagem carismática que vai enfrentar perigos, poder, política e principalmente autodescoberta. Em um publico tão carente de fantasia voltada para o público adolescente e jovens adultos, foi uma jogada de mestre que se bem conduzida vai render muitos frutos. A autora já confirmou que vai mudar algumas coisas frente aos livros, englobando fatos dos outros livros fora da trilogia principal.

E uma nota importante, a editora Planeta acertou muito bem na qualidade do acabamento do livro, lição aprendida provavelmente da Dark Horse.

A série estreia dia 23 de abril na NetFlix




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



Nenhum comentário