Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Como Funciona o Universo (2010 - ?)

Uma excelente série documental que apresenta e explica os mistérios e maravilhas do universo
                                                                                                                   
Nota IMDb: 9,0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2010
Título original: How the Universe Works
Estrelas: Phil Plait, Michelle Thaller, Mike Rowe
Crítica: Michael

Sou um ávido consumidor de documentários e gosto especialmente dos relacionados a astronomia e cosmologia. Sendo assim, decidi deixar aqui uma dica de uma das melhores séries documentais desses temas e que até hoje ainda está produzindo episódios inéditos. A série 'Como Funciona o Universo', produzida pelo canal Discovery Channel, já possui oito temporadas é uma excelente pedida para os interessados no assunto.

Com duração de certa de quarenta e cinco minutos (uma hora se for assistir no canal e com comerciais), cada episódio trata de um tema específico do universo: buracos-negros, exo-planetas, exploração do sistema solar, big-bang, busca por vida fora da Terra, etc. Além de explicar as principais teorias relacionadas ao tema, o seriado documental também traz relatos dos principais feitos de exploração espacial e seus frutos para a ciência. Tudo isso é mostrado com uso de depoimentos dos principais especialistas do ramo e também com auxílio visual com efeitos e imagens reais.

Uma coisa que me impressiona ao conhecer mais sobre o universo é a sua imensidão. Nós habitamos um pequeno planeta chamado Terra que orbita uma estrela chamada Sol. Estamos em uma galáxia chamada Via-Láctea que estimasse ter mais de cem bilhões de outros estrelas. Porém, o universo é formado por centenas de bilhões de galáxias como a nossa. Faça as contas e você terá uma noção da magnitude do universo. E em sua vastidão ele é recheado de coisas impressionantes como buracos-negros que chegam a ter vinte bilhões de vezes a massa do nosso Sol e estrelas de nêutrons que possuem campos magnéticos que seriam capazes de nos desmaterializar e uma densidade tão grande que uma colher de sopa de sua massa pesa bilhões de toneladas.

Para quem gosta desse assunto procura novas fontes de conhecimento, este documentário é uma opção excelente. Outro ponto a seu favor é o fato de ainda estar sendo produzido e com isso trazer discussões e descobertas recentes do tema. No canal do SCI no YouTube existem alguns episódios completos grátis (veja aqui) para quem quiser experimentar. Outra opção para os que possuem TV por assinatura é tentar acompanhá-lo pelo Discovery Channel. É sem dúvidas uma chance imperdível de aprender mais sobre como o universo funciona e entender um pouco sobre seus inúmeros mistérios e a incessante busca humana para desvendá-los.

FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário