Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: The Gene - An Intimate History (2020)

Um excelente documentário que traça toda a trajetória do medicina genética e de suas possibilidades e implicações
                                                                                                                       
Nota IMDb: 8,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de lançamento: 2020
Título original: The Gene - An Intimate History
Criadores:  Ken Burns
Estrelas:   David Costabile
Crítica: Michael

Assim que a existência e a função dos genes foram descobertas a ciência começou a discutir as possibilidades e implicações da medicina genética. Isso trouxe à tona discussões que fogem do campo da ciência e entram em questões éticas e morais. Este excelente documentário dividido em duas partes traz um panorama geral de toda a jornada desse ramo da medicina e das principais descobertas e promessas para o futuro da genética.

Durante suas mais de três horas de duração, este rico documentário conta a história da ciência do genoma humano e suas diversas aplicações e implicações. Temos um retrospecto completo dos principais marcos dessa trajetória que é alternado com apresentação de casos reais de pessoas com doenças genéticas e os novos tratamentos que vêm sendo desenvolvidos e que em muitos casos têm apresentado resultados promissores. Contando com depoimentos de autoridades do ramo, como o famoso cientista Watson, co-responsável pela descoberta da estrutura do DNA, o documentário tem grande embasamento e é rico em conteúdo explicativo que traz de maneira bem palpável todos os conceitos envolvidos com a genética.

Confesso que não conhecia muitos dos conceitos e até mesmo tratamentos genéticos que estão sendo realizados. Com o fim do Projeto Genoma no final de década de 90, os cientistas conseguiram mapear todos os genes humanos, mas faltava entender a relação entre cada gene desse e as características ou funções que eles controlam. Hoje em dia já foram descobertas várias anomalias genéticas causadores de doenças e formas de atuar para compensar as deficiências e tratar essas doenças ou até curá-las. Inclusive já existe uma técnica revolucionária que permite editar qualquer parte específica do código genético, o que aumenta exponencialmente as possibilidades de tratamento.

Porém, essa técnica também trouxe novamente à tona uma discussão que sempre andou em conjunto com as evoluções do ramo da genética: as questões éticas envolvidas. A conhecida Eugenia, que busca produzir seleção genética e "aperfeiçoar" a raça humana e que foi usada como justificativa por Hitler para cometer diversas atrocidades, continua sendo um fantasma que ronda a medicina do genoma. Tanto que a comunidade científica decidiu não prosseguir com qualquer teste relacionado a humanos usando essa técnica de edição genética. Mesmo assim, um cientista chinês quebrou esse pacto e realizou a primeira edição bem sucedida em embriões humanos e causou alvoroço em toda comunidade científica.

Para quem tiver interesse no assunto, este documentário é um prato cheio para educar sobre genética.  Ele também traz importantes alertas e questionamentos no assunto que nos ajudam a refletir mais sobre o tema. Talvez ainda nesta geração já será possível editar o código genético para curar doenças hereditárias e salvar inúmeras vidas, mas também corremos o risco de um mal uso desta técnica visando editar o genoma por motivos questionáveis e perigosos.

FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário