Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Sonic - O Filme (2020)

Uma carta de amor aos fãs de Sonic recheada de diversão e referências ao seu passado
                                                                                                                  
Nota IMDb: 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Sonic the Hedgehog
Ano de Lançamento: 2020
Diretor: Jeff Fowler
Estrelas: Jim Carrey, Ben Schwartz, James Marsden
Sinopse: Sonic, o porco-espinho azul mais famoso do mundo, se junta com os seus amigos para derrotar o terrível Doutor Eggman, um cientista louco que planeja dominar o mundo.
Crítica: Michael

Como orgulhoso membro da geração que cresceu nas décadas de 80 e 90 jogando videogames, a figura do Sonic tem um espaço especial nas minhas recordações de infância. Esta relação é ainda mais forte por conta de eu também ser um "segamaníaco" e reconhecer que a figura da Sega anda lado a lado com a deste porco-espinho azul. E quase trinta anos depois do Sonic ser apresentado à minha geração, também tenho o privilégio de ver meu filho de cinco anos se divertindo com este icônico personagem nos jogos e desenhos. Sendo assim, quando o filme foi anunciado, claro que planejava levar meu filho ao cinema para assistir e posso dizer que, apesar dos percalços e polêmicas na produção, inclusive com a necessidade de mudar o visual do personagem após sua revelação, o filme é sim bastante divertido e um verdadeiro deleite para os fãs de Sonic.

O roteiro apresenta Sonic como um porco-espinho órfão com poderes especiais que precisou fugir do seu planeta natal e se refugiar na Terra para  impedir que este poder caísse nas mãos erradas. Porém, já adolescente, ele é descoberto e precisará decidir se continuará fugindo ou se enfrentará seus perseguidores. Ainda que a trama seja bastante simples e linear, o filme acerta em dar o correto tempo para apresentar seus personagens principais. Vemos Sonic como alguém cansado de se esconder e querendo fazer parte de uma família enquanto seu antagonista Dr. Robotinik, apesar de também ser órfão, como uma pessoa amargurada e totalmente desprovida de empatia. Porém, ainda que a simplicidade da história possa ser justificada pelo público alvo de idade menor, o filme peca por não ousar em praticamente nada e não assumir riscos que poderiam elevá-lo a outro patamar e finalmente quebrar a "maldição" de filmes de adaptação de videogames. De qualquer forma, existe muita coisa boa para os fãs de todas as idades e enquanto os mais jovens irão vibrar com as acrobacias do Sonic os mais velhos irão se deliciar com as dezenas de referências ao passado do personagem.

Claro que o ponto alto de um filme do Sonic precisa ser ele e, depois de abandonarem a primeira versão mais realista e adotar algo bem mais próximo da sua figura clássica e cartunesca, o filme acerta em cheio. Sonic tem personalidade e carisma de sobra para carregar o filme e os efeitos especiais são muito bons, ainda que já tenhamos visto muita coisa em outros momentos (como o "efeito câmera lenta" para quem tem supervelocidade). A decisão de mesclar um Sonic animado com atores reais ao invés de partir para animação pura me pareceu equivocada no primeiro momento, mas o resultado foi muito superior ao que imaginava e mostra que existe sim um futuro promissor para este nicho de filme. E por falar em atores reais, é preciso destacar a figura carismática de Jim Carrey de volta com suas caretas e humor físico inigualáveis. Sem dúvidas sua melhor aparição neste estilo desde os tempos de Ace Ventura e Máskara. James Marsden também está ótimo como o parceiro humano de Sonic e usa seu talento para dar credibilidade às cenas onde os dois contracenam. Uma pena que não consegui assistir à versão com as vozes originais (pelo menos o dublador do Sonic é o mesmo dos desenhos e animações), mas certamente irei fazê-lo assim que o filme estiver disponível em home vídeo.

Pois bem, para os pessimistas de plantão, lamento informar que este filme é uma excelente opção para lazer de toda a família e irá agradar diversas idades. Sem dúvidas é uma carta de amor aos fãs escrita com muito carinho e recheada de referências que até os seguidores mais fieis terão dificuldade de pegar na primeira vez. A única coisa que faltou para este filme rivalizar com os melhores concorrentes do gênero foi o medo de assumir riscos na história que é bem previsível e sem muita profundidade. Ainda assim, estamos diante de um dos melhores filmes de adaptação de jogos que já assisti e isso me enche de esperança para o futuro dessa fatia de mercado tão necessitada de bons representantes. As duas cenas extras após os divertidos créditos deixam boas pontas para uma continuação e se depender da recepção da crítica, ela chegará tão rápido quanto o porco-espinho azul mais charmoso da cultura pop.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário