Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Como configurar seus jogos no PC para ter um bom equilíbrio entre desempenho e qualidade

Jogar no PC é muito bom, mas exige um maior esforço para configurar cada jogo. Veja no post a seguir como fazer isso!
                                                          
Quem escolhe o PC como plataforma para jogos tem acesso a uma biblioteca gigantesca de jogos de todas as categorias e épocas, isso sem falar da possibilidade de realizar emulações dos consoles. No entanto, como tudo na vida, isso tem um preço e para montar uma máquina capaz de rodar os jogos mais novos será preciso desembolsar uma quantia muito maior se comparado aos seus concorrentes domésticos. Além disso, em cada jogo será preciso também encontrar uma configuração nas opções gráficas que mantenha o melhor equilíbrio entre qualidade visual e desempenho para proporcionar a melhor experiência possível nos jogos.

A ideia deste tutorial é justamente ajudar neste último passo de como configurar os jogos para ter a melhor experiência possível com o seu hardware atual de PC. Não vou entrar aqui no mérito de hardware ou de discussão da escolha entre AMD ou NVidia para placas gráficas. No entanto, vale lembrar que antes de qualquer coisa você precisa saber se seu PC tem pelo menos as configurações mínimas exigidas para o jogo, caso contrário nem será possível jogá-lo, muito menos otimizar as configurações gráficas. Outra observação importante é que não irei explicar o que cada configuração significa, pois isso fugiria do objetivo e para os que quiserem aprender mais basta procurar material na internet.

Para facilitar o acesso às minhas dicas, vou dividir o tutorial em duas partes e basta escolher a que se encaixa melhor no eu perfil:

1) O método mais fácil para quem não quer perder tempo ou não conhece as configurações

Este método é bastante simples e talvez já seja conhecido da maioria. Para utilizá-lo, basta instalar o programa gerenciador da sua placa de vídeo, conforme mostrado a seguir:

- AMD (onboard ou não): Game Advisor (mas primeiro tem que instalar os drivers mais recentes)
- Intel (onboard): basta instalar os drivers mais recentes (pelos menos de fevereiro de 2018)

Uma vez que você instalou o software adequado para seu hardware, basta então fazer o processo de otimização de acordo:

- AMD: execute o Game Advisor (veja como aqui) e depois aplique as configurações recomendadas pelo software diretamente no jogo;

- NVidia: escaneie seus jogos no GeForce Experience e depois clique no escolhido na sua biblioteca para ver as configurações atuais e as recomendadas. Depois, basta clicar em "Otimizar" para aplicar as configurações sugeridas de acordo com seu hardware.

- Intel: escaneie sua biblioteca de jogos com o Painel de Gráficos HD Intel e depois veja as configurações recomendadas e aplique dentro do próprio jogo.

Este método é muito simples e irá consumir pouco tempo e esforço, mas nem sempre traz os melhores resultados, principalmente se você precisa personalizar sua experiência (por exemplo, diminuir a qualidade para conseguir um FPS maior). Se você se sente confiante em tentar algo mais avançado, eu recomendo o método a seguir.


2) O método mais difícil para quem conhece um pouco mais e pretende extrair o máximo ou personalizar ao seu estilo de jogo

Este método vai ajudar quem conhece um pouco mais e não ficou satisfeito com o primeiro ou precisa personalizar melhor sua experiência de acordo com suas preferências pessoais. Apesar de não existir fórmula de bolo para todos os casos, vou listar aqui a forma que eu geralmente uso para ajustar os jogos:

Passo 1: Crie uma configuração inicial usando o método 1 ou então as configurações recomendadas pelo próprio jogo. Para os usuários mais avançados com bom inglês e que querem extrair o máximo do seu hardware, recomendo acompanhar sites especializados ou canais do Youtube que fazem análises de desempenho dos jogos e dão dicas de como configurar eles da melhor forma. Eu recomendo o excelente canal Hardware Unboxed do YouTube. Seguem três vídeos recentes deles onde fazem isso para o The Division 2, Forza Horizon 4 e para o Gears of War 5.

Passo 2: Avalie e resultado usando o "olhômetro" para verificar se a qualidade te agrada e um software de monitoramento para averiguar o uso de CPU/GPU e os FPS (eu recomendo usar o excelente AfterBurner da MSI - aqui tem um tutorial bem bacana de como usar). Os jogos que não são compatíveis com o software de monitoramento (como Forza Horizon 4, por exemplo), geralmente possuem uma forma na própria configuração de habilitar a exibição de FPS durante o jogo.

Passo 3: Agora é hora de analisar os resultados do passo anterior e ver o que vai se aplicar ao seu caso:

- Opção 1: Ao ver o desempenho do jogo você teve mais FPS do que queria e mesmo assim viu que sua placa de vídeo ainda não está sendo totalmente utilizada. Parabéns, você provavelmente é rico e tem um super PC! Neste caso, você pode melhorar a qualidade gráfica e ir "subindo" as configurações até que o FPS fique estabilizado no valor que deseja. Vale lembrar que as configurações que geralmente mais impactam a qualidade visual são a resolução e a qualidade das texturas.

- Opção 2: Ao ver o desempenho do jogo você teve menos FPS do que queria e viu que sua placa de vídeo está no talo. Relaxe, você é um mortal como a maioria e tem um PC normal! Neste caso, você deve abrir mão da qualidade gráfica e ir "baixando" as configurações até que o FPS fique estabilizado no valor que deseja. Vale lembrar que as configurações que geralmente mais impactam o desempenho são a resolução e a parte de sombras. Uma dica importante aqui neste caso é uma configuração que está presente em quase todos os jogos mais recentes, o "Resolution Scaling". Após setar uma resolução desejada, você pode setar essa configuração para uma porcentagem tipo "85%" para abaixar apenas um pouco da sua resolução sem precisar diminuir até a próxima inferior. Esta é uma excelente forma de ganhar desempenho sem precisar abrir mão de tanta qualidade visual.

Passo 4: Jogue e se divirta!!! É hora de aproveitar o fruto do seu trabalho!


Apesar de simples e direto, espero que este tutorial ajude aos jogadores de PC espalhados por aí. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão, fiquem à vontade para compartilhar com a gente.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário