Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Vingança a Sangue-Frio (2019)

Um filme que certamente irá te surpreender, mas provavelmente de uma maneira negativa
                                                                                                       
Nota IMDb: 6,2 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Cold Pursuit
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: Hans Petter Moland
Estrelas:  Liam Neeson, Laura Dern, Micheál Richardson
Sinopse: Nels é um tranquilo homem de família que trabalha como motorista de um removedor de neve e vê seu mundo virado de cabeça para baixo quando seu filho é morto por um poderoso traficante de drogas. Impulsionado pelo desejo de vingança e sem nada para perder, ele faz tudo o que por preciso para destruir o cartel.
Crítica: Michael

Alguns filmes sofrem de um problema de classificação quanto ao seu gênero e isso acaba afetando a percepção que o público tem dele devido a problemas de expectativas não cumpridas. Algumas vezes isso é intencional e o efeito é bem positivo, como no caso de Matrix por exemplo (ação ou ficção?). Porém, quando isso é feito mais como forma de enganar o público e atrair expectadores para depois subverter suas expectativas, ao meu ver o resultado é bem ruim. Pois é justamente este o caso em 'Vingança a Sangue-Frio', um filme vendido nos trailers como mais uma aventura de ação de Liam Neeson para vingar alguma coisa de ruim que acontece com um filho seu, mas na verdade se trata de uma comédia negra que parodia o gênero.

A história começa de uma forma bem tradicional e vemos um homem comum, interpretado por Liam Neeson, ter sua vida transformada após seu único filho ser morto por um traficante de drogas local. A partir daí, ele busca vingança e dispara uma série de eventos que causam uma sucessão de mortes. Porém, a partir do segundo terço do filme fica claro que estamos diante de algo diferente e que usa o humor negro e uma série de coincidências forçadas para subverter as expectativas e impactar o público. Ao invés do homem comum virar uma máquina de matar, ele continua desajeitado e contando mais com a sorte do que com suas habilidades. Os vilões, ao invés de monstros implacáveis, cometem erros e são caricatos (principalmente com o retrato extremamente exagerado da gangue dos nativo-americanos que são traficantes de drogas com um código de honra bem duvidoso). Isso tudo pode parecer positivo e interessantes, mas a verdade é que não foi feito da forma certa como por exemplo no clássico 'Snatch: Porcos e Diamantes' e o tiro acaba saindo pela culatra e gerando momentos que aproximam o filme mais de 'Corra que a polícia vem aí'. O humor quase nunca atinge seu objetivo e a violência gratuita perde seu significado pelas fracas cenas de ação.

Nem mesmo Liam Neeson está à vontade, apesar dele ter uma veia humorística boa, e esse talvez seja o golpe final sobre o filme, pois ele seria o responsável por carregá-lo. O experiente ator acaba focando mais na questão do drama e da ação, mas como o filme é bem fraco nesse aspecto, sua performance deixa a deseja, principalmente porque sabemos que ele é capaz de entregar muito mais quando devidamente exigido.

Para aqueles que como eu esperavam mais um filme de ação com Liam Neeson distribuindo sopapos em um cenário de neve, certamente este filme deixará muito a desejar. Apesar da nota bem positiva no IMdB (sapatinhos verdes em ação?), mesmo aqueles que gostam de inovações no gênero e estão abertos a novas experiências terão dificuldades para apreciar o que foi feito, pois a qualidade geral fica bem abaixo dos expoentes de humor negro e paródia. Talvez a culpa maior tenha sido da forma enganosa como o filme foi vendido em trailers e até em sites especializados (no IMdB ele nem é classificado como comédia), dando a impressão de que o diretor queria mesmo era rir da cara que o público faria ao descobrir que foi enganado.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário