Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:Playing Hard - Tudo em Jogo(2018)

A dor e a delícia de ter um sonho realizado em forma de jogo. Confira parte da aventura do nascimento do famoso jogo For Honor segundo o ponto de vista de seu principal inspirador na crítica abaixo

Uma cansativa(com seus frutos) aventura por seus sonhos

Nota IMDb: 6,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Playing Hard
Ano de Lançamento: 2018
Diretor:  Tom Meadmore(um diretor focado em documentários ainda sem grande impacto)
Roterista:  Tom Meadmore
Estrelas: Jason Vandenberghe(como protagonista), Stéphane Cardin, Luc Duchaine, Yannis Mallat, entre outras personalidades do mundo dos jogos. 
Sinopse: Aqui vamos ver todo o processo de transformação de um conceito de jogo de infância em um grande blockbuster da industria dos jogos e a dificuldade em tornar isso uma realidade
Crítica: dissonantbr

Não podemos deixar de comparar esse documentário com o famoso e surpreendente Indie Game lá de 2012(vale conferir o review aqui), porém aqui em uma escala diferente. Se lá toda a dificuldade de um pequeno jogo e uma grande ideia frente a realidade do mercado de games, aqui vemos um sonho frente a uma enorme máquina chamada Ubisoft. E para ser justo, há alguns personagens que valem pela jornada de algo que pareceria bem chato. O mais óbvio é o próprio Jason Vanderberghe.

Jason se apresenta como alguém que sempre buscou dar vazão ao mesmo sentimento da luta de gravetos quando criança para um jogo de videogame. Claro, mas com uma carga muito mais dramática para compensar os longos anos depois...:P E daí vemos a interessante jornada de um criador e sua obra para uma linha de produção com literalmente centenas de pessoas e cinco grandes estúdios ao redor do mundo. Naturalmente ele seria testado quanto à ausência de controle de sua ideia e até a identidade com o resultado final. Bem naquele velho dilema autor de livro vs o filme de mesmo nome....:)

Outra coisa interessante do filme é todo o risco, a aposta e a tensão, e muito, mas muito dinheiro, na criação de uma nova franquia no grande mercado de jogos. Das diferentes fases, mudanças de nome, as diversas versões de narrativa, inclusive apresentação do narrador, tudo isso refletidas em versões, cansaço e algumas frustrações bem vocais em determinados momentos. Ver uma complexa estrutura de projetos com equipes geograficamente dispersas, a forma de engajamento, as falhas de gerenciamento, retorno e adequações são interessantes também de serem avaliadas.

E o melhor de assistir um documentário como esse são duas grandes lições: que com paixão, muito trabalho e alguma sorte, é sim possível compartilhar uma história com literalmente milhões de outros gamers pelo planeta. E também um pouco de compaixão quando as coisas não funcionam tão bem como deveriam, como o recente Anthem ou Mass Effect Andromeda. Milhares de horas de várias pessoas tem seu peso. Às vezes, também,  só não deveríamos ter gasto o preço cheio de lançamento! :) Disponível no momento desse post no NetFlix.

PS:Como curiosidade, Jason foi responsável por participar no design, produção e programação do The X-Files Game(1998), e no design do próprio For Honor, Tom Clancy's Ghost Recon: Future Soldier(2012), Red Steel 2(2010), X-Men: The Oficial Game(2006), 007: Everthing or Nothing(2003 e 2004) e The Lord of the Rings: The Third Age(2004).


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



Nenhum comentário