Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Aquaman (2018)

Um verdadeiro desfile de esquisitices que, por incrível que pareça, tem seus méritos. Vamos então à notas!
                                                                                                        
Nota IMDb: 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Aquaman
Ano de Lançamento: 2018
Diretor: James Wan
Estrelas:  Jason Momoa, Amber Heard, Willem Dafoe
Sinopse: Aquaman aprende que não pode fazer tudo sozinho quando começa uma jornada com Mera em busca de um algo muito importante para o futuro de Atlantis.

Depois de tantas "bolas fora" da DC no cinema, às vezes eu fico imaginando como devem ser as reuniões para definir os novos projetos. No caso específico do primeiro longa solo do Aquaman, acredito ter sido algo do tipo: "O público tá reclamando que o Snyder deixou tudo muito escuro e sério, o que devemos fazer?"; "Acho que a melhor solução é a gente partir para o outro extremo e dar uma colorida geral!"; "Ótima ideia, vamos fazer um verdadeiro carnaval de cores e alegria!". O "carnavalesco" escolhido para dirigir então a "Unidos do Aquaman" foi o "Little James 30" e ele certamente aprontou um verdadeiro desfile de esquisitices que, por incrível que pareça, tem seus méritos. Vamos então à notas.

Enredo e Conjunto: nota.... 2! O roteiro traz a origem do Aquaman mostrando que ele foi o produto do amor entre a rainha de Atlantis e um homem da superfície. Já adulto e claramente depois dos eventos do Liga da Justiça, Arthur (o peixe em questão), que ainda reluta para abraçar seu papel de herói, é convocado para voltar para Atlantis, assumir o seu posto de sucessor ao trono e evitar que seu meio-irmão comece uma guerra com a superfície. O tom mais leve fica claro desde os primeiros momentos e o filme não economiza nas piadas, mas infelizmente nem todas funcionam. Essa "pegada família" acaba refletindo na trama em si, que é bem previsível e simples, sem muito espaço para desenvolvimento dos personagens. Temos também alguns diálogos bem sofríveis e cafonas, principalmente os entregues pelo vilão de Patrick Wilson (que merece crédito por entregá-los como alguém que lia textos de Shakespeare).

Evolução: nota.... 10! O filme tem um ritmo bem balanceado e que mantém a adrenalina elevada com pequenas pausas para respirar, algo que James Wan mostrou dominar quando dirigiu a franquia 'Velozes e Furiosos'. As cenas de ação são muito bem feitas, principalmente as lutas corpo-a-corpo e que não usam tantos efeitos, com destaque para as coreografias de luta e a destruição bem realista dos cenários.

Samba enredo e Harmonia: nota... 3! Claramente vemos a tentativa de remeter à década de oitenta que era o paraíso dos filmes pipoca despretensiosos, mas isso acaba soando muito forçado. Além de músicas da época que ficam deslocadas pela falta de contexto visual (com direito até a musiquinha para o vilão fazer sua roupa), a trilha original com vibe mais eletrônica não combina muito com o que se está vendo na tela (em vários momentos me senti em um "Blade Runner debaixo d'água").

Alegoria, Adereço e Fantasia: nota...8! Aqui o figurinista responsável merece crédito. O cara fumou uma erva marinha de qualidade e despirocou sua mente para criar uma gama de figurinos e criaturas de dar inveja ao saudoso Joãozinho Trinta. Ainda que o resultado seja colorido demais para meu gosto, é difícil não reconhecer que sobrou criatividade. O destaque negativo e que impediu a escola de tirar o 10 foi a fantasia horrenda do vilão "Black Manta" que parece ter sido diretamente inspirada no uniforme do herói japonês 'Black Kamen Rrider'.

Mestre-Sala e Porta-Tridente: nota... 10! A dupla de protagonistas também está de parabéns pelo seu comprometimento aos papéis. Jason Momoa continua com sua versão "Aqua-bro", mas entrega carisma e presença física suficientes para merecer destaque e mostrar que foi a escolha certa para o papel. A sua parceira Mera, interpretada pela belíssima Amber Heard com cabela tingido com ki-suco de groselha, também tem uma entrega comovente e que consegue convencer bastante, principalmente nas cenas de ação.

O fato é que a média final não é ruim o bastante para rebaixar a "Acadêmicos do Aquaman", tanto que o filme tem recebido uma crítica bem positiva. Talvez o público esteja sedento para gostar dos produtos da DC e se contentando com quaisquer migalhas atiradas pelos executivos da Warner. Como disse antes, o filme tem méritos, mas a verdade é que ele só irá agradar mesmo aqueles que estão preparados para uma diversão totalmente descompromissada e abertos a uma experiência, no mínimo, carnavalesca.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Um comentário:

  1. Pow Mr. Anderson, nota 2 pro enredo é muita maldade ;)
    O filme é muito bom. Acho q vc queria assistir A Lagoa Azul.

    ResponderExcluir