Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica: Super NES Classic Edition

Uma chance única para os fã da Nintendo que oferece muito mais do que pura nostalgia
                                                                             
Após o enorme e inesperado sucesso do NES Classic Edition (que acabou virando item raro após a falta de estoque, mas que agora voltou a ser fabricado e está disponível a preços justos), claro que seu sucessor era mais do que esperado. Pois bem, ele veio na forma do Super Nes Classic Edition e traz a reinvenção moderna do console de 16 bits da "Big N" que é considerado por muitos o console mais importante de todos os tempos, com uma biblioteca de jogos extensa e recheada de clássicos. 

Lançado em novembro de 2017, inicialmente os estoques foram escassos, mas diferente do seu antecessor não era preciso ser um ninja da internet para comprar um. Eu consegui o meu através de um amigo que mora na Europa e comprou para mim em uma loja física. Aqui no Brasil, apesar do preço mais alto, não é difícil encontrar esse console disponível em lojas conhecidas e ele está sendo vendido por volta de R$600,00 (pode clicar aqui para ver uma comparação de preços). Muitos podem achar esse preço bem salgado por um "console velho", mas o fato é que se trata de um produto único que possibilita experimentar jogos clássicos em televisores modernos e que oferece muito mais do que pura nostalgia.

Depois de gastar algumas boas horas revivendo momentos da minha infância e apresentando esse mundo ao meu filho, posso dizer que estou bastante satisfeito com a minha compra e tenho certeza de que qualquer fã dessa era deveria dar uma chance a esse fantástico console. Sendo assim, decidi listar aqui cinco motivos pelos quais acredito que investir no Super Nes Classic edition seja válido e também me coloco à disposição para tirar quaisquer dúvidas através dos comentários.

1) Compacto, bonito e poderoso

Em termos de apresentação visual, este console fala diretamente com os apaixonados pelo Super Nintendo original e reproduz perfeitamente seu estilo, tanto no console quanto nos controles e até na caixa. Sem dúvidas é de colocar lágrimas nos olhos de qualquer fã colecionador. Por dentro de tudo isso está um hardware de primeira fabricado pela própria Nintendo e que entrega uma experiência de "emulação" quase perfeita e que agradará até muitos puristas. A grande vantagem é sem dúvida o fato dele ser compatível com televisores modernos com entrada HDMI e de apresentar várias opções de visualização. A experiência da jogabilidade em si é bastante próxima ao do original com pequenos problemas no departamento de som, mas que somente serão percebidos pelos mais exigentes. Os controles são quase idênticos aos originais e possuem uma construção robusta e confortável. 

2) A Nintendo aprendeu com os erros do passado

Apesar de grande sucesso, o NES Classic Edition teve alguns problemas em termos de hardware que foram solucionados prontamente pela Nintendo em seu sucessor. O primeiro deles é o tamanho do fio dos controles que agora possui um comprimento bem generoso. Além disso, a Nintendo incluiu também de cara dois controles no pacote, o que permite aproveitar muitos jogos cooperativos sem gastar nada a mais. Também foram feitas melhorias na emulação e disponibilizada uma nova funcionalidade que permite "retroceder" 30 segundos em qualquer jogo para dar uma chance de passar por aquelas partes mais difíceis.

3) A lista de jogos oferecidos é de primeira e possui uma surpresa

De cara, o console vem com uma lista de 21 jogos de primeira qualidade recheada de clássicos de vários gêneros: Super Mario World, Super Maio Kart, The Legend of Zelda A Link to the Past, F-Zero, Super Metroid, Street Fighter 2 Turbo, Punch Out!, Castlevania IV, Donkey Kong Country, Mega Man X, Kirby Super Star, Final Fantasy III, Kirby's Dream Course, Star Fox, Super Mario World 2 Yoshi's Island, Super Mario RPG The Legend of the Seven Stars, Contra 3 The Alien Wars, Secret of Mana, Earthbound, Super Ghouls n' Ghosts, Star Fox 2. O último jogo da lista é uma "surpresa" da Nintendo, pois Star Fox 2 foi cancelado antes do lançamento e nunca havia sido disponibilizado de forma oficial, sem dúvidas uma grande oportunidade dos fãs da franquia de experimentar esse jogo.

4) Ainda é possível incluir mais jogos

Claro que a comunidade de "hackers" de plantão não ia deixar uma oportunidade dessas passar e se aproveitando da entrada USB do aparelho, criaram uma forma de alterar o firmware e permitir incluir outros jogos na interface original do aparelho. Mesmo a memória interna sendo pequena, ainda é possível adicionar uma centena de jogos e de incluir na lista de jogos os seus clássicos essenciais que não foram contemplados na lista original, baixando inclusive as "capas" para exibir tudo perfeitamente na interface. Por razões óbvias não vou dar dicas de como conseguir os jogos para adicionar, mas o processo de gravá-los no console é bem simples e de baixo risco e quem se interessar pode dar uma olhada nesse vídeo aqui:

5) Diversão é atemporal

Se todos os motivos anteriores não foram suficientes para convencê-lo, é hora de apelar para a boa e velha nostalgia. Para quem cresceu naquela época e teve esse console quando criança, esta reimaginação moderna é uma chance única de reviver a infância e de constatar que a diversão é atemporal e que muitos dos jogos ainda continuam extremamente divertidos e interessantes. Além disso, para os que como eu já têm filhos, este console pode ser uma chance de apresentar a eles algo que dificilmente teriam acesso de outra forma e de usar aquela velha frase "olha só com o que eu brincava quando tinha a sua idade".


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário