Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Cuidado com um golpe bem frequente no MercadoLivre e outras plataformas similares

Não custa conhecer esse golpe bem simples e que pode evitar uma baita dor de cabeça nos sites de comércio eletrônico

Não deixe de procurar seus direitos


Para quem já veio aqui em casa, que é uma casa de solteiro, pode se assustar com o conjunto de tralhas. Tem de tudo um pouco e cada coisa tem uma história. Como aprendi com a minha mãe, doar também as coisas que você não usa é uma parte importante e a renovação também. E tudo isso está interligado com o fato que a grande maioria esmagadora delas comprei on-line, em vários sites, algumas coisas lá fora(nos bons tempos que isso era viável...:/).

Por isso esse golpe me deixou triste e preocupado. Aconteceu no MercadoLivre, só que poderia ter ocorrido em grande parte das plataformas por uma falha de design no mínimo curiosa. Tudo acontece com uma das várias mensagens dentro do anúncio:

"
olá vendedor, um amigo meu comprou esse produto com voces semana passada com desconto, ainda continua a promoção para eu efetuar a aquisição de uma unidade, aguardo para concluir a negociação, o produto de pronta entrega, qual o valor do frete sendo por PAC?
"

E logo em seguida a resposta fala que pode fazer mais barato em um email em privado, etc... Aí que tá o pulo do gato da história. O golpista se passa por um usuário e ele mesmo responde, dando a entender que seria o vendedor. Trocando emails com o golpista, ele sugere ou transferência(o que obviamente 90% não topa), ou o uso do mercadopago. Por uma falha de design, poucas pessoas não reparam que a mensagem do usuário e o vendedor estão da mesma cor. Se houvesse um destaque maior na resposta do vendedor anunciante verdadeiro, isso não seria tão bem sucedido. Outro bom truque já que se imagina que por ser nessa plataforma há um seguro de que se algo der errado, a vítima confia porque se pode rehaver pelo menos parte do dinheiro. Só que na verdade você descobre que é um vale presente e o mesmo fica limitado a 1000 reais. Uma vez descontado, a plataforma fala que não pode fazer mais nada, mesmo você tendo optado pelo pagamento parcelado.

Se você caiu  nesse golpe, primeiro por favor registre a ocorrência e comunique o vendedor. Muitas vezes ele nem tem idéia do que está ocorrendo. Aliás, vendedor, fique sempre atento a seus anúncios e relate essas atividades à autoridade do site. Voltando à vítima, ainda que seja constrangedor(já fui vítima de outro golpe e sei como é), não deixe de registrar já que se a autoridade policial não tem o registro, mais difícil fica pegar essas pessoas. Já para mitigar seu prejuízo, procure as chamadas  Pequenas Causas(infelizmente com o esvaziamento do poder do Procon, depende muito da boa vontade dos representantes do seu Estado, infelizmente...:() para a reparação por parte do site já que o mesmo tem a competência de remover mensagens maliciosas de sua plataforma, mesmo o negócio sendo realizado fora dela. Mais uma ação é comunicar o seu cartão de crédito sobre o golpe e pedir a restituição do valor. 

Por fim, para os velhos que vão entender a referência, He-Man diria que é importante desconfiar de valores menores para não entrar na promoção pague dois e receba um. 

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário