Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Gears of War 4 (PC)

Um renascimento da franquia ou apenas mais do mesmo? Confira na nossa análise.
                                                               
                                                                                     
- Plataforma: PC
Metascore: 8.6 (User Score: 6.8) - Até o dia da postagem


Aproveitando a nova política "Play Anywhere" da Microsoft que está disponibilizando no PC muitos jogos lançados no Xbox One e também uma baixa no preço, resolvi comprar a versão digital do Gears of War 4. Já tendo jogado os três primeiros jogos da série, sabia bem o que me aguardava, mas confesso que fiquei surpreso, tanto positivamente quanto negativamente.

Primeiro vamos ao lado negativo: a loja da Microsoft no Windows. A parte de entrar com o código para validar o jogo foi bem fácil, mas daí em diante foi ladeira abaixo. O jogo, instalado, ocupa quase 90GB de espaço no hd. Sendo assim, é sensato você pensar que irá baixar metade disso e depois fazer uma instalação. Pois é, mas os "gênios" da Microsoft te obrigam a baixar tudo isso e, pasmem, tem que ser de uma vez porque não tem como pausar o download. Depois de duas tentativas frustadas por conta de erros, tive que reiniciar do zero e, com meu PC ligado por dois dias, consegui finalmente baixar o jogo. Basta ver as avaliações do game na loja para ver a revolta geral da galera com essa forma bizarra de disponibilização.

Uma vez instalado tudo começou a melhorar e minha experiência foi outra. A versão para PC foi muito bem convertida e, com uma configuração bem amigável, basta ter um PC mediano para jogar com uma qualidade boa. Este foi o primeiro jogo que consegui rodar tranquilamente em 4k e posso dizer que fez toda a diferença com gráficos belíssimos. As texturas são excelentes e os ambientes foram muito bem feitos, com destrutividade e ótimo uso de efeitos climáticos para afetar a paisagem e a jogabilidade.

Em termos de história, vemos uma volta à antiga fórmula de "luta contra a extinção" que, apesar de diminuir um pouco o valor dos personagens e seus conflitos pessoais, possibilita batalhas mais grandiosas e visualmente impactantes. Também temos o retorno de alguns dos personagens da trilogia clássica, o que traz uma nostalgia bacana e funciona meio como uma passagem de tocha para a "nova geração".

No campo da jogabilidade, temos a antiga fórmula gears com aprimoramentos consideráveis em termos de fluidez no combate. Você pode se locomover muito melhor entre "barricadas" e executar alguns movimentos de execução e de recarregamento mais rápido. Além disso, a introdução de defesa contra hordas até mesmo no modo de história deram uma boa variedade para evitar a fadiga, assim como os momentos de batalhas com robôs ou veículos. Como uma inteligência artificial bem programada, os inimigos novos oferecem desafios interessantes que valorizam o jogo coop e me fizeram sentir falta de um amigo em meu esquadrão. Os modos de coop local em tela dividida continuam possibilitando diversão garantida para aqueles mais tradicionais.

Sendo assim, temos aqui um excelente ressurgimento dessa série que, ao mesmo tempo, traz novos personagens interessantes e respeita os heróis do passado. Ainda que seja uma reexecução da mesma fórmula conhecida de jogabilidade, ela foi muito aperfeiçoada e traz novidades suficientes para agradar fãs antigos e atrair novos adeptos. Desta forma, se for jogar no PC, persevere nos momentos iniciais de dificuldade para instalar o jogo e você será recompensado com uma experiência gratificante que é digna do legado que carrega.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário