Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Jadotville(2016)

Quando sua parte na História é apanhar em um jogo maior...

E nada de Whisky?


Não é de hoje que a NetFlix vem nos surpreendendo pela qualidade do material que eles vem produzindo. Filmes e seriados com qualidades surpreendentes, com um padrão só visto nas lendárias produções da HBO. E boas histórias sempre não decepcionam. E definitivamente Jadotville é uma que merece ser contada.

Quando a Guerra Fria começou a esquentar, em 1961, junto com a construção do muro de Berlim, as chamadas guerras por procuração(as chamadas "proxy wars") começaram a pipocar pelo mundo, e principalmente na África. A jovem Republica do Congo enfrentou uma guerra civil, e justo na rica em minérios província Katanga. Interesses de vários países que ganhavam com a extração de recursos como Urânio não gostaram quando ocorreu a intervenção da ONU. E para entrar nesse barril de pólvora, escolheram uma nação que nunca ocupou outra: a Irlanda. É esse contexto que se passa o filme que faz jus a excelente nota de 7,4 do imdb.

O problema é que a Irlanda, como as pessoas devem saber das brigas de bar, é boa de briga. Mandados para um lugar taticamente péssimo, com poucos homens, armamento antigo e contra mercenários, muitos franceses, era praticamente uma briga perdida. Outros fatores também pioraram ainda mais a situação. E os políticos que os mandaram lá não foram tão confiáveis assim.

Com um plot ágil, mostrando alguns bons tons do complexo conflito, grandes atuações, excelentes cenas de ação e suspense, inclusive com o incrível clímax final, é definitivamente uma grande dica de filme. Lembrando que o Brasil tem forças de paz atualmente no Haiti. E que o mundo está a beira de uma nova Guerra Fria.




Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em 
https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário