Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Seriados novos: Máquina Mortífera e O Exorcista


Será que estas conversões foram bem-sucedidas? Confira nossa opinião a seguir!
                                                                                                 
Ultimamente parece ter voltado a moda das emissoras americanas de transformar filmes ou franquias de cinema em séries de TV. Já vimos isso recentemente com 'Hannibal', 'Ash vs Evil Dead', 'Westworld', 'Fargo', etc. A Fox entrou de vez nessa mania e pegou duas franquias consagradas da telona para trazê-las à telinha: 'Máquina Mortífera' e 'O Exorcista'. Embora ainda seja cedo para falar, após assistir aos primeiros episódios de ambas resolvi registrar minhas impressões para aqueles que se interessaram pelas séries.

Máquina Mortífera


Nota imdb: 7,7 (até o dia da postagem) (IMDb)
Criador: Matthew Miller
Estrelas:  Matthew Miller, Damon Wayans, Keesha Sharp, Kevin Rahm 

Esta reverenciada franquia do gênero "buddy cop" nos agraciou com quatro ótimos filmes no cinema e com uma das duplas de policiais mais carismáticas já retratadas em película: Martin Riggs (Mel Gibson) e Roger Murtaugh (Danny Glover). Com a mistura certa de ação, suspense e humor, os filmes deixaram muita saudade nos fãs, mas, felizmente, ao invés de optarem por um reboot na telona, os executivos preferiram trazer a história e adaptá-la para o formato da TV.

A boa notícia é que a transição foi feita de forma bem respeitosa ao material original e os principais elementos da história foram mantidos, com a ressalva de que não é uma continuação nem uma "prequel", é uma reimaginação da trama mostrada nos filmes. Os fãs da franquia vão perceber vários "easter eggs" e referências aos filmes e isso é um bom aperitivo. A mistura entre ação e humor também está intacta, ainda que em alguns momentos ainda fique clara a falta de entrosamento inicial da dupla, o que é normal e pode ser melhorado no decorrer da série.

E por falar na dupla, os escolhidos para substituir os atores originais foram o não tão conhecido Matthew Miller para o papel de Riggs e o já famoso no Brasil pelo seriado "Eu, a Patroa e as Crianças", Damon Wayans para o papel de Murtaugh. O primeiro me surpreendeu e assumiu bem a tarefa quase impossível de substituir Mel Gibson, convencendo nas partes mais dramáticas e realizando com sucesso as partes de ação. Já Damon Wayans traz um tom mais leve para Murtaugh e seu "timing" de comédia ajuda bastante, ainda que ele não passe tanta firmeza no papel de policial.

Os primeiros episódios mostraram que a série irá ter a pegada de um "caso semanal" para ser resolvido, mas que também existirá uma progressão da história central e dos personagens ao longo dos episódios. O fato é que fiquei bem satisfeito com o resultado, mesmo sendo fã incondicional dos filmes e inicialmente torcer o nariz para a ideia de ver outros atores nos papéis. A produção é caprichada e preenche com qualidade o vácuo desse estilo "buddy cop" na TV atual.



O Exorcista



Nota imdb: 8,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Criador: Jeremy Slater
Estrelas:  Alfonso Herrera, Ben Daniels, Geena Davis

Apesar do primeiro filme de 1973 ser um clássico e considerado como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, as continuações sofreram com uma verdadeira "maldição" de baixa qualidade e péssima recepção pela crítica e público. Desta forma, quando fiquei sabendo deste seriado que iria adaptar a história original, fiquei bastante desconfiado. No entanto, como um fã do de terror e pelo fato de a TV estar bem carente neste gênero, resolvi dar uma chance. Ainda bem!

Logo no primeiro episódio temos uma boa apresentação dos nossos personagens e seus conflitos internos. Vemos uma família católica com vários problemas e que vai se transformando em um alvo fácil para possessão demoníaca. Também conhecemos um padre local novo que convive com dúvidas sobre sua vocação e outro experiente que questiona sua fé. Todos precisam se unir para tentar vencer a ameaça que se apresenta.

A produção é bem caprichada, com boas atuações e tem bons momentos de suspense inclusive com alguns sustos. O clima sombrio é muito bem construído e a forma criativa com a qual eles resolveram adaptar o material original monta um universo interessante e abre ótimas possibilidades para a série. Ainda não está claro se a trama toda ficará focada na família Rance ou se teremos também uma abordagem de "exorcismo da semana" no futuro, mas até agora o que vemos é um longa metragem dividido em capítulos, o que para mim foi uma surpresa muito agradável.

Deixo essa dica para todos os fãs do gênero de terror que querem curtir isso no formato de seriado. Já para os fãs mais radicais do clássico de 1973, que podem estar esperando uma adaptação fiel daquele filme, com certeza irão se decepcionar. Ainda assim, a temática de possessão e exorcismo foi muito bem utilizada e tem potencial para gerar horas de entretenimento de qualidade.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário