Anúncio 1

Últimos Posts

Jogo da vez: Dark Souls III

Será lema "em time que está ganhando não se mexe" é verdade? Confira a seguir!
                                                  
- Plataforma: PC
Metascore: 89 (User Score: 8.5) - Até o dia da postagem


Como um grande fã da "série Souls" desde o revolucionário "Demon Souls", a expectativa de uma nova iteração é sempre grande, assim como o medo de que chegará um dia em que eles irão errar na mão. No entanto, com o retorno do criador Hidetaka Miyazaki após ter se aventurado com sucesso em Bloodborne, posso dizer com toda convicção que felizmente temos outro grande jogo. Ainda que sem muitas inovações e funcionando como uma compilação do que se viu de melhor nos jogos anteriores, o game aperfeiçoou a fórmula estabelecida e o resultado é um dos melhores RPGs de ação com combate em tempo real de todos os tempos.

Em termos de história temos apenas uma motivação para nos colocar mais uma vez em ação, como já é característica da série. Ainda assim, uma coisa que ficou bem mais intrincada foram as relações com os NPCs com diversas "questlines" que afetam as possibilidades de ajuda e de equipamentos que estarão disponíveis para o jogador. Eu mesmo fiquei sem um mercador importante porque mandei ele em uma missão sem ler direito o texto e depois fiquei sabendo que ele morreu porque não o ajudei no momento certo. Também temos diferentes possibilidades de finais e boa motivações para começar um "game+" como armas e acessórios que só podem ser conseguidos após a segunda jornada. O tempo para finalizar a primeira jornada de forma conservadora é em torno de 50 horas, mas para os "complecionistas " a duração pode aumentar bastante, ou seja, não falta conteúdo.

A jogabilidade refinada, característica da série, recebeu poucas inovações mas foi aperfeiçoada e hoje representa o melhor combate em tempo real disponível no mercado. O design dos cenários e a distribuição dos itens também continua sensacional, incentivando e recompensando a exploração. Não podiam faltar também os já esperados "levels secretos" e opcionais que irão estender um pouco a jogatina. Apesar de termos o conceito de mundo aberto, ele ainda está preso em uma certa linearidade e pela limitação da dificuldade em enfrentar monstros acima de sua liga. E, por falar em dificuldade, apesar de ao meu ver ainda perder para o primeiro da série "Demon Souls" (que considero um jogo até cruel demais), temos mais uma vez um jogo que irá vender caro o sucesso e exigir muita estratégia e paciência mas que, como os anteriores, irá te premiar cada vitória como uma satisfação genuína. Por isso, vale sempre a dica de avançar com calma e ter o bom e velho arco para ataques à distância sempre que possível (a velha e eficaz tática de "sniper").

Nos quesitos técnicos é onde tivemos as maiores inovações. Pelo menos no PC, além de gráficos bem superiores com texturas de nova geração e com suporte a resoluções elevadas, vemos uma melhoria considerável na física da engine e na interação com o mundo. Com a minha boa e velha GTX 970 eu consegui rodar o jogo com settings "full" e em resolução WQHD (1440p) sem muitos problemas. Também não experimentei problemas de framerate relatados por jogadores das versões de console. Outra dica também para quem possui placa Nvidia e um Shield é que o stream funcionou perfeitamente e consegui jogar remotamente por grande parte da minha jornada. O destaque negativo vai para um bug bizarro que tive no multiplayer e impedia, para vários chefões, que os "fantasminhas camaradas" pudessem entrar na sala do boss e me ajudar a derrotá-lo. E olha que eu esperei um pouco para começar a jogar, ou seja, esse tipo de bug não deveria acontecer.

Em suma, temos mais um jogo simplesmente obrigatório para os fãs da série. O fato de prestar homenagem e compilar coisas dos jogos anteriores com uma fórmula aperfeiçoada também o transforma em uma ótima oportunidade para aqueles que desejam entrar agora na franquia, mas lembrando que ainda vale a máxima do "prepare-se para morrer". Porém, não posso deixar de expressar minha preocupação com o futuro da série e torço para que ela não se renda ao comodismo e sature a fórmula de sucesso. Felizmente, não foi desta vez.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário