Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Francofonia: Louvre Sob Ocupação(2015)

O que você faria se seus tesouros culturais estivessem prestes a cair nas mãos de inimigos? Confira a interessante história do Louvre e o triste período de ocupação nazista

"Quem é esse povo estranho?"

Algo excepcional, quando escapa de colecionadores particulares que não desejam compartilhar com mais ninguém, vai parar no museu como antes de tudo uma forma de reconhecimento. Ainda que governantes brasileiros parecem odiar a História e seu legado(quem sabe já que a novidade e megalomania sempre rende mais votos), porém isso não é bem verdade quando falamos de europeus. Quando se tem um lugar que reune o que houve de melhor na produção cultural da Humanidade durante séculos, ele acaba virando um lugar de orgulho nacional. O Louvre é mais do que isso, mas durante um tempo foi também um importante objetivo militar.

Nesse curioso filme que junta drama, História e documentário, o diretor Aleksandr Sokurov(o mesmo que ficou famoso com excelente Arca Russa(2002) e Fausto(2011)) conta do seu jeito peculiar desde a queda até a liberação do considerado maior tesouro cultural da Europa, muitas vezes utilizando imagens documentais, assim como a atuação e texto para ligar o começo, a evolução e o período da Segunda Guerra Mundial. Conta com 6,6 no imdb até o momento da publicação desse post.E não deixa de fazer um exercício rápido de reflexão da diferenciação entre pilhagem e proteção do patrimônio da Humanidade.



Não é um filme para qualquer um já que é uma declaração de amor não só a esse grande museu, mas praticamente a todos de outros países, assim como àqueles que dedicaram a vida por sua proteção e melhoria. A opção de narrativa e as intervenções teatrais vão fazer muitos torcerem o nariz, mas a paciência é recompensada por uma grande história. Pena que demorou praticamente um ano para entrar no circuito brasileiro e com distribuição bem limitada. É torcer para que vá para o NetFlix. O bônus fica na comparação da sorte do Louvre frente ao irmão russo.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário