Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez:O riso dos Outros(2012) e algumas reflexões

Vai um riso aí? Quer novo ou de segunda mão? Confira no review abaixo




É curioso pensar quão importante é o humor na vida de um país. Ela pode ser literalmente a diferença da vida e a morte para muitas pessoas que estão em quadro depressivo, ajudando a encarar um tratamento já que é uma doença e não uma "manha". Também é fácil relacionar com questões como política, economia, sexualidade, futebol e ... religião. E que todos esses elementos interagem, alguns fortemente contra e alguns a favor de algumas ondas.  É também fácil ver como um retrato de um conjunto de opiniões, dramas, felicidades e sonhos.

Aliás a primeira coisa que posso oferecer é a definição de humorista e comediante. O comediante participa de uma comédia. O humorista teria um campo maior que engloba os diferentes tons do humor. Ou seja, o brasileiro tem um talento natural para ser humorista e dificuldade de virar comediante.

A dica de hoje, a qual veio da recomendação do PodCast "Mamilos" número 74(sim, isso não foi uma piada), é o documentário de Pedro Arantes chamado O Riso dos Outros(7,4 no imdb) que faz algumas ponderações sobre o humor no Brasil nos dias atuais. E está disponível no Youtube em sua integra.

De construção interessante, respeita aquela importante recomendação jornalistíca de apresentar diferentes opiniões em situações em contraste. Claramente fruto da polêmica sobre o incidente do Rafinha Bastos e sua declaração sobre estrupo, tem como cerne a pergunta sobre o que é humor, quais são seus limites, se deve ou não haver um alvo, vítima, e seu papel de reflexão social. Para tanto chama famosos stand upers, humoristas consolidados, um político(Jean Wyllys), sociólogos, cartunistas e youtubers.

O primeiro aviso é que como o assunto é humor, piadas politicamente incorretas aparecem. E isso é bom para reflexão sobre limites e necessidade. Também palavrões, muitos palavrões. Supostamente para a descontração. E também um pouco da revelação do calculo , da "matemática" em fazer rir determinados tipos de público.

O documentário só falha em não mencionar grandes nomes do humor nacional dos anos 70/80 e 90. Talvez para poder ter um pouco mais do que 51 minutos. Ou quem sabe por causa da difícil agenda ou diretos de vinculação. É uma pena porque vale a reflexão, por exemplo, sobre Os Trapalhões que por uma série de motivos não pode ter vinculada uma série de piadas por serem politicamente incorretas ou ter como alvo uma situação da vida nacional bem especifica da época(ainda que haja a grande mania do Brasil de cometer os mesmos erros). Outra é a curiosa reflexão sobre o boom dos stand ups, e a complexa relação com outros tipos de atrações do teatro. Por fim uma carece uma reflexão maior(ela existe no filme, mas muito pequena) sobre a vida dos comediantes, algo como "Os bastidores da comédia"(2012 e de nota 7,0 no imdb).

Resumindo, o documentário com boas tiradas, reflexões e contrastes vale a pena nem que seja para percebemos essa necessidade enorme do brasileiro para rir dada nossa realidade, necessidade tão forte que faz ser uma das nossas supostas características nacionais. E já que o assunto é humor, aproveito para reiterar a oportunidade de apresentar os excelentes trabalhos do site de tirinhas Mentirinhas e o excelente Will Leite no WillTirando. E claro, conheçam a excelente série de quadrinhos "Macanudo". E por fim, Calvim e Haroldo para sempre!(não os decalques lamentáveis). Até a próxima com a crítica do excelente filme francês "Chocolate". Não há Jabá incluso nisso...:)


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em 
https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



Nenhum comentário