Anúncio 1

Últimos Posts

Viajando na maionese:Sobre Dragões e nossas estrelas

Podemos estar vendo o início da exploração espacial comercial. E isso pode mudar tudo. E em muito em breve



Muitas coisas me deprimem esses dias. Mas há também algumas coisas que me animam. E claro, algumas tem os pés inclusive na aniquilação da própria espécie humana. Como uma estranha dança da morte e vida.

A exploração espacial, como muitos sabem, tem forte herança na industria militar, mais especificamente misseis intercontinentais nucleares. Inclusive até hoje os russos usam para colocar no espaço pessoas com foguetes ligeiramente mais seguros que são usados para entregar bombas nucleares para o outro lado do planeta.

E os russos eram os únicos com trânsito fácil para o espaço depois do fim do programa de ônibus espaciais, que acabaram por serem muito caros, e ainda mais do que o suportável depois do segundo acidente com perdas materiais e vidas. Essa situação per si já é proibida lá nos EUA que exige o acesso ao espaço como uma questão básica de segurança nacional. Mas como fazer para eles voltarem ao espaço sem gastar bilhões e bilhões como os programas anteriores? Segundo a conclusão da própria NASA, graças à empresas competindo.

E uma dessas empresas que vem se destacando é a SpaceX, que anunciou que quer já enviar joguetes com carga para Marte já em 2018. Tudo parecia uma grande piada há menos de 8 anos atrás. porém está cada vez mais séria a aposta que sim, elas podem conseguir. E hoje, sexta(dia 6 de maio), se uma série de fatores ajudarem, podemos ver a estréia do Falcon Heavy, uma versão do foguete que tem a segunda maior carga disponível na história da exploração espacial, com 54,4 toneladas, superando a marca anterior de 24 toneladas dos ônibus espaciais. O primeiro lugar em carga ainda é dos foguetes Saturn V que foram usados para se chegar na Lua.

Esse novo foguete que vai ver usado para envio de materiais para Marte até a fase início da colonização. Igualzinho ao filme "Perdido em Marte" que tinham missões que enviariam os materiais que viabilizariam a permanência no planeta vermelho. E só por curiosidade, segunda a própria empresa, a nova versão tem 13,6 toneladas de carga até o novo destino do esforço humano.

Porém, antes de ir a Marte, há a preocupação de chegar até a Estação Espacial e, de preferência, não perder o joguete de transporte da capsula. É essa reutilização que vai fazer possível vários envios a um custo baixo. Como Elon Musk costuma dizer, a não reutilização é como você destruir um carro todas às vezes que quer chegar a um destino, o que naturalmente não faz sentido. Muitos motores são versões revisadas de foguetes reaproveitados do programa espacial para a Lua. Sim, aqueles que foram "pescados" do fundo do mar depois de décadas do uso. :O

E parte dessa promessa já ocorreu. É o que podemos ver nesse filme aqui abaixo que mostra o pouso em 360 graus do envio de carga para a Estação Espacial que ocorreu no último dia 8 de abril:




Marvin, o Marciano, ficaria orgulhoso disso!

Se você nunca viu o processo de lançamento, você pode faze-lo com o vídeo abaixo. A parte bem curiosa você pode conferir a partir dos 27 minutos de vídeo(spoiler:ao contrário da possibilidade dos narradores, o foguete não virou uma linda bola de fogo no pouso):





O barco que tem o ponto de pouso, em uma distancia segura no Atlântico tem um nome brilhante: "É claro que eu ainda amo você".

E claro, podemos ver o outro filme como "Sua encomenda chegou!". Claro que o braço mecânico do Canadá presente na estação conseguiu "içar" o modulo. Faz aquelas pescas naquelas máquinas com aquela garra parecerem bem tranquilas...:P



Mas vale a pena? Claro... Principalmente quando se olha para a casa de todos nós no espaço...De certa forma... E é o que a Estação Internacional é. Abaixo podemos ver um documentário que faz um "rolé" nessa complexa construção e sua rotina de funcionamento. Do banheiro(que vai chocar alguns... Os diferentes protocolos para o numero 1 e numero 2), sala, cozinha, laboratórios,academia(e vai descobrir que uma bicicleta pode afetar os painéis solares!:O), roupas para sair(e o traje já vem com a opção de óculos escuros!), despensa, o lado russo(engraçada a relação mais formal no lado de lá.) Outra coisa é que foi justamente a primeira peça(que está no espaço desde 1998) do que já foi um projeto apenas americano(na época a estação era para se chamar "Freedom" e ia ser construída até o EUA se tocar que estava sem dinheiro para uma aventura dessa) é russa. E vemos uma excepcional janela. E claro, módulos de fuga... O interior de uma Soyus(que é aquele caso de pau para toda obra espacial que é quase como uma kombi espacial(vem lá dos anos 60(1967 para ser preciso) com pequenas modificações(mas os assentos são personalizados para cada passageiro), tendo o impressionante tamanho de 7,48 metros... Gravity feelings...:P)  E até o pessoal fazendo um cafezinho! Confira no filme abaixo:



E para fechar o ciclo, temos a volta para casa....Por causa da saída de um módulo Soyus, a estação inteira pode mover para um angulo de 90 graus para uma separação melhor. E é de boa etiqueta não ligar seus motores perto da estação... :P




E sorria! Tudo isso está ocorrendo no mundo que vivemos!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário