Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Um Homem Entre Gigantes(2015)

E se de repente, quase que por acidente, você descobrisse algo que ameaçaria a diversão americana mais popular?


Um filme sobre cabeças duras



Nota imdb:
 7,1 (até o dia da postagem) (IMDb)

Título original: Concussion
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Peter Landesman(O Mensageiro, Trade e ParkLand)
Estrelas: Will Smith(como o quixotesco Dr Bennet Omalu), Alec Baldwin(como o médico Dr Julian Bailes), Gugu Mbtha-Raw(como a bonita imigrante Prema Mutiso), David Morse(como o perdido Mile Webster), Adewale Akinnuoye-Agbaje(como o controverso Dave Duerson), Luke Wilson(como a cara pública da NHL Roger Goodell no inicio da crise) e outras estrelas.
Sinopse: Por quase acidente, o doutor Bennet é levado a um paciente muito querido da cidade que morreu de forma estranha. Investigando ele descobre algo que ameaça grandes interesses economicos e bota em cheque a forma como o passatempo mais popular americano é feito.


Em 2014 e 2015, a revista Time fez algumas reportagens falando sobre o problema da atividade do futebol americano em escolas e universidades americanas, provando por números de mortos e feridos o perigo desse clássico jogo americano. Também estava fresca na memória americana os casos de grandes lutadores que de repente ficaram loucos, se envolveram com o crime ou de repente se tornaram agressivos fora do ringue.

Curiosamente desde de 1928 o termo encefalopatia traumática crônica já é conhecido, inicialmente sendo proposto pelo patologista Harrison Stanford Martland que percebeu danos crônicos no cérebro de boxeadores, quadro que posteriormente iria caracterizar com outras características a chamada síndrome de demência pugilística. Mas por conveniência para a fama de atletas e empresários relacionados aos eventos, essas descobertas foram esquecidas nos anais médicos.

Como o filme é baseado em fatos reais, muitos anos depois, em Pittsburgh, o doutor Bennet Omalu(imigrante nigeriano naturalizado) ficou frente a um caso de um famoso jogador americano e muito querido da cidade que morreu em circunstâncias muito estranhas. Decidido a encontrar o real motivo de sua morte, encontrou resistências diversas quando vê que um dos grandes ícones do modo de vida americano está fabricando mais e mais casos semelhantes a esses.

Além de bons momentos de interpretação de Will Smith e Alec Badlwin, há também uma discussão sobre a influência das grandes corporações sob o público e atletas. Como bem lembrou a revista Time nas reportagem supracitadas muitos jogadores nos anos 80 jogavam com os capacetes não totalmente presos para que propositalmente o mesmo saísse e destacasse o rosto dele na cenas de choque em slow-motion. Depois das denuncias e casos, tal atitude hoje gera suspensão e multas pesadas para o mesmo. E claro, o filme também tem um suspense que trata sobre o preconceito, sobre a luta de um imigrante quer ser apenas feliz e fazer um bom trabalho, sobre o idealismo da saúde pública também na prática dos esportes e o conflito amizades vs dinheiro.

Com uma indicação de melhor ator para Will Smith no Globo de Ouro por esse filme, o filme vale como reflexão da industria do esporte e fragilidade humana. Asssitir o Super Bowl e saber de tudo isso ficou um pouco mais tenso. Vale conferir.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)



Nenhum comentário