Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Happy (2011)

"Dinheiro não traz felicidade".... Então me dê o seu e seja feliz!
                                                                                                                                   

Nota imdb: 7,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Happy
Ano de Lançamento: 2011
Diretor: Jason Aron
Sinopse: Happy nos leva numa viagem dos pântanos de Louisiana para as favelas de Calcutá em busca do que realmente faz as pessoas felizes . Combinando histórias reais de pessoas de todo o mundo e entrevistas com os principais cientistas em pesquisa felicidade, Happy explora os segredos por trás de nossa emoção mais valorizada.

Este documentário, pelo menos até o dia deste post, está disponível para ser visto pelo Netflix.

Talvez a coisa que o ser humano mais busque seja a felicidade. Mas será que existe uma fórmula para que possamos atingir este objetivo de uma maneira mais fácil? O que realmente nos deixa felizes? É o dinheiro? Ou seria o sucesso e o reconhecimento? Estas e outras perguntas são o tema central deste documentário que tenta revelar os mistérios sobre este sentimento tão imensurável.

Você sabia que há algum tempo existe um ramo da psicologia que estuda a felicidade? Logo de cara o documentário surpreende o espectador mostrando um homem que vive em Calcutá em condições que a maioria de nós consideraria sub-humanas, mas, segundo pesquisas recentes, ele é tão feliz quanto a média dos norte-americanos. Seu sorriso ao falar de sua casa de lona que é arejada; dos seus filhos que tem pouco o que comer mas que o amam e sorriem pra ele; enfim, sua enumeração de motivos para ser feliz formam uma lista que deixaria qualquer um de nós envergonhados por reclamar que a comida está fria ou sem tempero.

Desta forma, o documentário já nos mostra desde o princípio que a felicidade é relativa e não depende exclusivamente da situação financeira ou até de saúde da pessoa. Na verdade, estima-se que 50% é determinado por fator genético, 10% por fator ambiental e os outros 40% depende de coisas que podemos fazer para sermos mais felizes, como por exemplo ter um hobby, fazer exercícios físicos, dançar, etc. Sendo assim, parece que a felicidade depende muito mais de você decidir ser feliz e fazer coisas para buscar isso.

O documentário mostra tudo isso em uma viagem pelo mundo com vários casos impressionantes de pessoas que encontram a felicidade apesar das adversidades e dentro de suas realidades culturais e ambientais totalmente distintas. Fiquei muito impressionado com algumas revelações sobre como a vida social saudável ajuda você a ter uma vida mais feliz. Da mesma forma, a compaixão e o amor ao próximo são ótimos meios para se obter esta realização. Fazer os outros felizes nos deixa felizes. Isto é algo fantástico e que vai na contra-mão do hedonismo e do egoísmo que vem crescendo a cada dia no mundo.

No final das contas, o documentário mostra que a manjada frase "dinheiro não traz felicidade" realmente reflete a realidade. Uma vez que temos nossas necessidades básicas satisfeitas com certo sentimento de conforto e segurança, a felicidade já está a nosso alcance desde que saibamos como buscá-la da maneira correta. Por tudo isso, este documentário é uma ótima oportunidade para conhecermos mais sobre este tema tão importante para nós seres humanos.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário