Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Remote Play do PS4

Continuando na "vibe" de testar as funcionalidades do PS4, aproveitei que tenho um PSVita e decidi verificar se o tão falado "remote play" é realmente algo interessante. Esta funcionalidade permite que você acesse e use seu PS4 (inclusive para jogar) através de um PSVita usando sua rede local, uma conexão direta com o PS4 ou até mesmo pela internet.

O primeiro passo é registrar o seu PSVita no seu PS4. Isso é feito de forma bem simples através do menu de configurações do Playstation 4. Já existem vários tutoriais que ensinam a fazer isso e também a ajustar os outros parâmetros necessários para que o PSVita possa ligar o PS4 e acessá-lo pela internet. Clique aqui para ver um desses tutoriais.

Feito isso, passei para os primeiros testes usando a minha rede local. A conexão é feita de forma rápida e a tela do PSVita passa a funcionar como um monitor para o PS4. Meu apartamento é pequeno e não serve muito de referência, mas a qualidade da conexão é boa e com um lag pequeno que não atrapalha a experiência. Mas aí eu descobri que a babá eletrônica do meu bebê interfere na conexão do PSVita, fazendo com que eu não possa usar o Remote Play em local próximo ao monitor da babá. Provavelmente outros dispositivos wireless também causem interferência. E é aí que reside a minha principal crítica: quando a qualidade ou velocidade da conexão é ruim, o PSVita consegue se conectar ao PS4 mas quando é feito um "teste de ambiente" a conexão cai. Isso faz com que seu PS4 seja ligado e continue assim sem possibilidade que você possa desligá-lo remotamente, obrigando-o a se levantar e ir até o console.

O segundo teste foi acessar através da internet. Apesar de meu PSVita ter conseguido achar o e se conectar ao PS4, quando chegou no infame teste de ambiente a conexão caiu, ou seja, meu PS4 ficou ligado lá em casa o resto do dia. Considerando que eu usei uma conexão de internet relativamente rápida (um 4G de 4Mb), é possível concluir que a exigência de velocidade para o Remote Play via internet está muito além da capacidade que normalmente é oferecida pelas nossas operadoras.

Pelo que li na internet, praticamente todos os jogos de PS4 são atualmente compatíveis com o Remote Play. Fiz o teste com o Infamous: Second Son e com o Fifa 14. Como disse anteriormente, o lag não atrapalha a jogatina e o efeito disso é uma experiência muito satisfatória de poder jogar seu PS4 deitado no conforto de sua cama e bem longe da sala onde ele está instalado. A belíssima tela de OLED do meu Vita (morram de inveja os que compraram depois de mudarem para LCD) proporciona uma imagem fantástica que não reduz tanto a qualidade que seria obtida ao se jogar na tv. E você que tem Vita deve estar se perguntado: e quanto aos botões R2/R3 e L2/L3? Pois é, a Sony adotou uma solução criativa (mas que exige uma adaptação meio chata) de disponibilizar esses botões usando a superfície sensível ao toque da traseira do Vita, conforme figura a seguir:


Como não possuo nenhum jogo que disponibilize a funcionalidade de usar o Vita como "segunda tela", não pude testar essa outra forma de usar o Vita juntamente com o PS4.

Mas e então, será que o Remote Play é o motivo que faltava para a compra de um PSVita? A minha resposta é "NÃO"! Se você já tem um Vita e pretende comprar um PS4, não há dúvidas de que essa funcionalidade é algo bem interessante para dar mais um uso para seu portátil. Mas somente uma biblioteca de jogos variada e de qualidade, resultado de um investimento e suporte da Sony que atualmente são fracos, é o que irá fazer com que o Vita deixe de ser apenas um excelente hardware e um "gimmick para sonystas" para se transformar em um produto desejável e que justifique seu alto preço.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário