Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Rio 2


Nota imdb: 7,2 (até o dia da postagem):  (IMDB)
Título original: Rio 2
Ano de Lançamento: 2014
Diretor: Carlos Saldanha
Estrelas: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Jemaine Clement
Sinopse: Em `Rio 2´, Blu e sua família embarcam em uma aventura para provar que sabem viver além da vida domesticada. Mas Nigel, nosso vilão preferido, está de volta e buscando vingança, então vai garantir que as férias em família se tornem uma jornada selvagem. Blu, Jade e todos os seus amigos irão levar o público a mais risos, a novos personagens, música, e mais ação, à medida que descobrimos que Blu é capaz de tudo para salvar sua família.

Na sexta-feira passada deu uma de "tiozão" e levei minha sobrinha para assistir ao Rio 2. Confesso que estava baixas expectativas, principalmente porque achei o primeiro muito estereotipado e até mesmo ofensivo ao Brasil, principalmente se considerarmos que o diretor é um brasileiro. Mesmo trazendo ainda alguns clichês de mostrar carnaval e festa como nosso cotidiano, devo reconhecer que este filme também destaca as belezas deste nosso país e continua abordando aspectos ambientais importantes.

A história mostra a agora família de araras azuis já totalmente adaptada à vida no Rio de Janeiro, mas ainda sem muito contato com seu lado selvagem. Visando mudar isso, a mãe arara convence Blu e seus três filhotes a partirem para a Amazônia para ajudar seus amigos humanos a encontrarem mais araras azuis que vivem em isolamento. Lá, eles acabam se envolvendo em um conflito ambiental entre os madeireiros e as suas parentes araras-azuis que resistem em seu santuário. Além de mostrar muitos pontos turísticos famosos do Brasil no trajeto desta viagem, o filme desta vez aborda a questão do desmatamento e seu impacto na fauna, mantendo sua temática ambientalista que insere ensinamentos importantes no pacote de diversão que agrada tanto crianças quanto adultos (neste caso, principalmente as crianças).

A qualidade da animação é fantástica e toda a gama de cores foi utilizada nesta película que salta aos olhos. Fiquei impressionado com o realismo dos efeitos das penas das aves, que balançam ao vento e refletem a reação emocional dos personagens. Por falar neles, temos uma grande variedade no elenco, tanto estreantes quanto os já conhecidos do público. O filme claramente foca na diversão e tem muitas tiradas engraçadas e as coreografias musicais ocasionais já esperadas. Mesmo assim, o diretor tupiniquim ainda consegue desenvolver nossa empatia pelos protagonistas, principalmente por Blu em sua jornada de herói atrapalhado.

Ainda que eu reconheça que este filme não irá agradar tanto a adultos quanto os filmes da Pixar (ou o do Lego, claro!), é preciso louvar o fato do diretor Carlos Saldanha continuar inserindo reflexões ambientais na franquia e fazendo assim com que nossas crianças cresçam com uma consciência ecológica saudável. Que venha o próxima para termos uma trilogia, quem sabe mostrando agora as araras tentando acabar com a poluição da Baía de Guanabara. Mas que seja antes das Olimpíadas de 2016, para quem sabe motivar nossos governantes a fazerem o mesmo.

Nenhum comentário