Anúncio 1

Últimos Posts

Curta letragem: Montando o universo Marvel e seus curtas


Não posso dizer que fui um leitor ávido de quadrinhos mas, dos poucos que li, sempre dei preferência pelos pertencentes à Marvel. Sendo assim, posso dizer que conheço um pouco desse universo. Meus quadrinhos preferidos eram os dos X-Men e a série do Wolverine, cujos direitos para filmes, juntamente com os do Homem-Aranha e outros como Quarteto Fantástico, foram vendidos para estúdios famosos e viraram filmes sem direito de interferência da sua criadora. Recentemente, a Marvel decidiu corrigir isso criando seu estúdio para usar os personagens cujos direitos ainda possuía para fazer os filmes da forma que sempre achou correto, finalmente materializando o conceito de um universo coeso e onde todos esses heróis podem coexistir e se relacionar. Mesmo considerando os tropeços pelo caminho, é inegável que essa iniciativa deu muito certo, tanto com os filmes solos do Homem de Ferro, Thor, Capitão América e etc como também com o gigantesco e audacioso Os Vingadores que juntou todos eles e uniu todos os arcos em uma super aventura que foi um sucesso estrondoso e com certeza fez a DC (ou seria a Warner?) apressar seus planos para uma Liga da Justiça.

Tanto para mim, que não tive tanto contato com esse lado do universo da editora, como também para quem só veio a conhecer esses heróis e seu mundo através destes filmes, juntar tudo isso na cabeça e montar o quebra-cabeça Marvel pode ser uma tarefa difícil. Se esse é o seu caso, fique tranquilo, pois seus problemas acabaram: acabei de assistir a um excelente documentário da ABC que recapitula todo esse processo desde os primeiros filmes, passando pela reunião dos Vingadores e pela série da S.H.I.E.L.D. até chegar aos novos filmes a serem lançados agora (O "capitão 2" e o dos Guardiões da Galáxia). Melhor ainda: tudo isso em apenas 42 minutos! Mas é claro que não será dada uma explicação detalhada da origem de cada herói ou de seus vilões (para isso assista aos filmes!), apenas um resumo de como tudo isso começou e foi se encaixando aos poucos. Gostei bastante do documentário e recomendo para quem não se importa com a falta de legendas. Para assistir através do link oficial do site da ABC, clique aqui.

Outra coisa que este documentário faz é mostrar mais uma iniciativa da Marvel para expandir e explicar seu universo: os curtas chamados "Marvel One Shot". Trata-se de uma oportunidade para explorar, muitas vezes de forma bem humorada, alguma ideia ou gancho de um filme da Marvel. Por exemplo, temos um chamado "Agent Carter" que mostra o que aconteceu com a namoradinha do "capita" depois que ele virou picolé. O último desses curtas foi usado, de forma muito competente diga-se de passagem, para corrigir o crime cometido contra um dos maiores vilões do Homem de Ferro no seu mais novo filme. Para quem já assistiu ao Homem de Ferro 3, este curta chamado "All Hail the King" é obrigatório e mostra que a Marvel, apesar de cometer erros, ainda está disposta a ouvir seus fãs e retratar-se de maneira digna.

Nenhum comentário