Anúncio 1

Últimos Posts

Mexido's Top 10: Os melhores jogos de 2013



Explicações prévias

Com a chegada do final do ano, as listas e premiações inundam a internet na tentativa de reconhecer os melhores do ano e ajudar os consumidores a não perderem a chande de aproveitá-los. Aqui no Mexido não pode ser diferente e nós resolvemos criar a Mexido's Top 10, nossa nova coluna onde postaremos nos listas com escolhas de jogos, filmes e livros.

Antes de começar, no entanto, preciso mais uma vez destacar que a lista é montada de acordo com nosso gosto e não reflete nenhuma verdade nem deve ser levado muito a sério. Nossa intenção é apenas registrar o que achamos de melhor e tentar dar dicas para quem ainda não conhece algum item das listas.

Para montar a lista, eu (Maik) e meu co-editor (Dissonant) montamos duas listas de top 10 e depois juntamos as duas para formar uma só, colocando comentários breves para justificar as escolhas. Por isso, em alguns casos haverão dois comentários ou apenas um, dependendo se o item foi escolhido pelos dois ou apenas por um. Além disso, só entram na lista os filmes, jogos e livros que conseguimos experimentar no ano. Dessa forma, não se espante se algum "figurão" ou "papa-prêmios" não aparecer na lista, pois significa que não tivemos a chance de aproveitá-lo ainda.

Os melhores jogos de 2013

Neste ano, com o fim de mais uma geração de consoles, pudemos experimentar vários títulos que tiraram proveito máximo do poder dos videogames atuais. Mas somente os gráficos fantásticos não são suficientes para transformarem um jogo em um clássico (certo, Crysis?) e também tivemos histórias cativantes e inovações em jogabilidade que diferenciaram alguns jogos da maioria.

Não estranhe a falta de grandes jogos na lista, como GTA V, Bioshock Infinite, Batman Arkham Origins, etc. Isso se justifica pelo explicado acima: não tivemos tempo de experimentá-los em 2013 (e nem sei quando teremos). Lembrem-se que não ganhamos a vida com isso, é apenas diversão! ; )

Sem mais delongas, vamos aos Top 10 jogos de 2013 de acordo com o Mexido Digital (tambores rufando):


1) The Last of Us (PS3) (veja nossa análise aqui: http://www.mexidodigital.com.br/2013/08/jogo-da-vez-last-of-us.html)

- Comentário Dissonant:  Não são as limitações que ficam cada vez mais claras nesse fim de festa para o PS3, nem o gigante hype que estragam essa obra prima. A mecânica de jogo em um tema tão batido, mas principalmente a forma de contar a historia que faz esse jogo sem dúvida número 1.

- Comentário Maik: Um dos jogos que mais me marcou nos últimos anos, esta verdadeira obra-prima mostra que é possível balancear boa jogabilidade com uma história cativante e significativa.

2) Far Cry 3 (PC) (veja nossa análise aqui: http://www.mexidodigital.com.br/2013/11/jogo-da-vez-far-cry-3.html)

- Comentário Dissonant: Quem sofreu com a decepção do Far Cry 2 deve ter tido uma certa resistência e torcida de nariz no lançamento desse jogo, mas realmente não só surpreende pelo tamanho do cenário, mas pela as diversas formas de diversão, segundo que algumas realmente renderiam boas histórias de bar! 
- Comentário Maik: Ok, eu sei que ele foi lançado em dezembro de 2012, mas só este ano pude experimentar toda a liberdade de exploração e customização desse fantástico “FPS RPG”.

3) Rayman Legends (Wii U)

- Comentário Dissonant: Um mega clássico que realmente conseguiu reverter aquela limitação de que a continuação não pode ser melhor do que original. Engraçado, difícil, gigantesco(também na diversão), muito bonito, enfim, um Tem-Que-Jogar de 2013! Vai render sem dúvida uma análise mais detalhada em outro post.

4) Assassins’ Creed 4: Black Flag (PC)

- Comentário Maik: Ainda não terminei de jogá-lo, mas o que pude experimentar até aqui serviu para mostrar o que eu tanto ansiava: um Assassin’s Creed menos linear e repetitivo. Destaque para a fantástica jogabilidade de controle de navios.

5) Luigi Mansion's Dark Moon (3DS)

- Comentário Dissonant: quem já conhecia o player 2 da família Mário sabia que iria ver um grande jogo. Vindo para o 3DS, muitos duvidavam se ele aguentaria a missão dada. Humildemente posso afirmar que foi o melhor da Big N. De tão envolvente afundei o direcional! Um jogo obrigatório para a família portátil da Nintendo e para os gamers em geral!

6) Fifa 14 (PC)

- Comentário Maik: A EA prova que o que é bom ainda pode melhorar em mais essa iteração do melhor jogo de simulação de futebol da atualidade.

7) Xcom Enemy Unknown (PC)

- Comentário Dissonant: "- Epa! Mas esse jogo saiu no final de 2012!". Sim, mas provavelmente muita gente esperou para jogar em 2013 ou pela falta de tempo, ou pela queda de preço das promoções. Um clássico repaginado dos jogos de estratégias em turnos que não deixou a bola cair. Desafiador e que ensina a lição de sempre salvar quando possível. Fica a dica clássica de dar os nomes dos seus amigos aos integrantes das equipes de assalto. Muito bom!

8) F1 2013 (PC)

- Comentário Maik: Para quem é fã de F1 e gosta de simulação de corrida, este jogo é praticamente uma obrigação e o mais próximo que se pode chegar da realidade a partir da sua casa.

9) Super Mario 3D World (Wii U)

- Comentário Dissonant: é possível melhorar um jogo que já foi tão explorado no 3DS? A resposta é um forte sim pela fluidez de movimento, ótimas ideias na concepção de fases e uma mecanica de jogo impecável. Não é um caça-níqueis e mais suco para quem quer muito mais do mesmo do Encanador.

10) The Elder Scrolls V: Skyrim – Dragonborn (PC)

- Comentário Maik: Essa expansão para o aclamado Skyrim fechou com chave de ouro a história de um dos melhores jogos da década e que tomou centenas de horas de muitos gamers (eu joguei mais de 150h).

Nenhum comentário