Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: Inspiration4 - Viagem Estelar (2021)

 

Uma ótima série documental sobre uma missão histórica para a nova era de democratização do espaço

                                                                                         
Nota IMDb: 8,1 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Countdown: Inspiration4 Mission to Space
Ano de Lançamento: 2021
Estrelas: Sian Proctor, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman, Christopher Sembroski
Sinopse: Do treinamento à decolagem: esta série documental acompanha a tripulação da Inspiration4 na primeira missão espacial composta apenas por civis.

Apesar de muitos acharem que a corrida espacial se transformou em uma caminhada após o final da Guerra Fria, a verdade é que diversos avanços foram feitos na época dos ônibus espaciais e, principalmente, na última década após a "privatização do espaço". Agora que viagens a Marte e até além começam a se tornar alcançáveis nas próximas décadas, o que vemos é a mudança gradual da figura tradicional do astronauta super-humano para pessoas comuns também tendo a oportunidade de viajar ao espaço. Esta série documental do NetFlix conta justamente a jornada de quatro pessoas assim que fizeram parte da primeira missão completamente civil à órbita da Terra lançada pela SpaceX, a Inspiration 4.

Dividida em cinco episódios, a série conta todas as fases de preparação para a missão, desde a sua concepção com a escolha do bilionário Jared Isaacman para liderá-la até a escolha de cada um dos outros três tripulantes: Hayley, uma sobrevivente de câncer que hoje trabalha no hospital que a salvou;  Sian, uma mulher de 52 anos que sonhava em ser astronauta e cujo pai participou das missões Apollo; e Christopher, um pai de família comum que se inscreveu após ver o anúncio em um comercial de televisão. E outra parte interessante é que tudo foi feito em conjunto com uma campanha para arrecadar duzentos milhões de dólares (metade disso doada pelo bilionário Jared) para o hospital de tratamento de câncer que cuidou de Hayley. Ou seja, além de ser um marco na democratização do espaço, também teve um fim nobre de promover o tratamento contra o câncer.

A série faz um excelente trabalho de recolher depoimentos dos envolvidos e seus familiares e também de mostrar todo o processo de treinamento para a missão de três dias no espaço e da mudança radical que isso causou na vida dos envolvidas. Ainda que o currículo dos participantes esteja longe de se comparar ao perfil tradicional de astronautas, temos pelo menos dois com experiências que são fundamentais como habilidades para pilotar aeronaves e conhecimentos de engenharia aeroespacial. E eles também precisaram passar pelo mesma rotina de treinamento de qualquer astronauta, o que prova que a democratização do espaço, pelo menos para missões de maior duração como a Inspiration 4, está longe de ser algo que se compare a  uma viagem de turismo de luxo. Ainda assim, sem dúvidas foi um marco importante ao provar que qualquer pessoa, com o devido treinamento e se acompanhada de outros capacitados para operar a espaçonave, pode realizar este sonho.

Desta forma, esta série traz uma oportunidade excelente de conhecer as novas técnicas e habilidades exigidas para aqueles que sonham com a chance de um dia ir ao espaço. Ela também prova o quão longe a SpaceX chegou e como ela se apresenta hoje como uma das grandes forças na importante tarefa da exploração espacial, mostrando que o sonho de chegarmos a Marte não deve demorar tanto para se transformar em realidade.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário