Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez:O silêncio da Chuva(2020)

Um executivo encontrado morto no centro do Rio, em uma noite chuvosa, vários possíveis suspeitos, Rio de Janeiro cenário de fundo e um inspetor inteligente. Confira sem spoilers esse novo mistério policial na crítica abaixo.

 

Seria um ótimo recomeço para algo maior


Nota IMDb: 7,6 (até o dia da postagem) (IMDb)
Ano de Lançamento: 2020
Diretor: Daniel Filho()
Estrelas: Lázaro Ramos(como Espinosa), Cláudia Abreu(como a obtusa Beatriz), Mayana Neiva(no meio de uma confusão Rose),  Thalita Carauta(que não tem papas na língua Daia), Guilherme Fontes(como o presunto Ricardo), Otávio Müller(como Aurélio), Anselmo Vasconcelos(como o perigoso Lucena), e outras estrelas.
Crítica: Dissonantbr

 

A pandemia, entre tantos outros custos, principalmente dos que se foram, também fez um senhor estrago nos eventos culturais. E esse filme que deveria sair em 2020, assim como tantos outros, ficou aguardando até encontrar uma segunda chance no streaming. E confesso que me surpreendi pelo valor de aluguel no Google, no caso em HD mesmo, que foi no momento desse post 9,90. Ele também está disponível no Now, Locke e AppleTV. Essa variedade de opções é muito boa. Curti.

Na história do filme, temos um empresário que tem o corpo encontrado dentro do seu carro, com três tiros, a arma ausente, assim como a sua maleta de trabalho, em uma noite de chuva, muitos interessados na sua morte, e circunstâncias curiosas...

Adaptado de uma série de contos sobre crimes e a classe média carioca de Luiz Alfredo Garcia-Roza, é uma espécie de passagem de bastão do personagem principal, o inspetor Espinosa, que inicialmente rendeu uma temporada com Domingos Montagner e agora o personagem é assumido por Lázaro Ramos. É uma visão realista, ácida, às vezes triste, às vezes divertida, algo bem HBO pra ser sincero. O filme é definitivamente para o público adulto por alguns temas e linguajar. E aqui que mora um comportamento oscilante da obra. 

Há excelentes momentos, tanto de interpretação, mas principalmente texto. Vemos a construção de personagens de uma forma bem feita, principalmente os femininos, sem panfletagem, mas entregando uma boa história. A parte do interrogatório de Beatriz, com um jogo de agressão e percepção, a excelente performance de Cláudia Abreu, assim como Lázaro Ramos e, a grande surpresa do filme que foi Thalita Carauta, mostram que o filme tem conteúdo para mostrar. A personagem de Mayana Neiva, Rose, vai sendo construida aos poucos até a parte final... Mas...

Sabe aquele jeitão Globo Filmes? Então... ele tá meio presente. Curioso que Daniel Filho, diretor experiente e calejado de tantas produções, emprega um bom ritmo, só que alguns tiques "novelescos" estão lá. Algumas escolhas estéticas não são muito felizes ou até clichês, quase estereotipadas, e isso incomoda um pouco. Só que é bem pouco frente ao roteiro inteligente, boa atuação e ... o mistério...:P O final é...polêmico. Como se esperaria de uma história assim.

Resumindo, ironicamente esse longa deveria sim render uma série para contar tantas outras histórias policiais. Tem linguagem forte pra alguns... E hoje em dia, caindo em um grande streaming, seja HBO ou NetFlix, acredito que pode resgatar tantas histórias memoráveis de Garcia-Roza. Vale conferir sem dúvida!

 PS: Ah, tem uma cena pós créditos que é importante para resolução da história!

 O trailer dá alguns spoilers... Melhor ver com moderação...:P


 


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

 



Nenhum comentário