Anúncio 1

Últimos Posts

No NetFlix: A Guerra dos Samurais (Primeira Temporada)

  

Uma série documental interessante sobre os samurais que exagera um pouco na dramatização

                                                                                                                                                                  
Nota IMDb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Age of Samurai: Battle for Japan
SinopseReconstituições e comentários de especialistas dão vida à história conturbada e às lutas por poder no Japão feudal do século 16.
Crítica: Michael

Tenho grande interesse pela cultura japonesa, principalmente pela figura dos samurais e sempre que posso experimento jogos, filmes ou animes que tratem deste tema. Sendo assim, quando fiquei sabendo desta série documental do NetFlix, minha expectativa foi às alturas. Após assistir à primeira temporada, posso dizer que tive sentimentos mistos quanto à abordagem utilizada de privilegiar a dramatização à custa do conteúdo histórico.

O foco desta primeira temporada é o famoso período Sengoku do Japão Feudal no século XVI. Com o país mergulhado em uma guerra civil que parece interminável, a nação está completamente dividida e os senhores de cada região lutam pelo poder e para se transformar no líder supremo. Começamos acompanhando a ascensão meteórica de Oda Nobunaga ao poder com sua brutalidade e maestria no campo de batalha. Depois, vemos Toyotomi Hideyoshi conseguir ocupar o vazio deixado por Nobunaga e unificar pela primeira vez em séculos a nação. Por fim, temos o início da dinastia Tokugawa com a tomada do poder por Tokugawa Ieyasu. Outras figuras lendárias do Japão também são retratadas, como Data Massamune.

O estilo do documentário é um pouco diferente do formato tradicional e traz reconstituições artísticas de fatos e batalhas da época intercaladas por comentários de um time bem eclético de especialistas. A princípio isso se mostra uma estratégia interessante, porém logo fica claro que o foco fica muito mais na questão visual e artística das reconstituições, o que deixa dúvidas até sobre a autenticidade de grande parte do que se vê na tela. A ideia de deixar a história mais "hollywoodiana" parece atraente, mas também acaba retirando bastante do seu conteúdo documental e histórico ao focar muita mais na estilização e talvez até cometer algumas injustiças. Isso sem falar que, apesar de uma produção bem caprichada, a qualidade do elenco é bastante irregular e temos alguns personagens que ficaram bem caricatos.

Desta forma, estamos diante de algo com crise de identidade que fica dividido entre ser documentário ou ser uma dramatização e não se sobressai em nenhum dos dois.  De qualquer forma, esta série traz muita informação sobre um dos períodos mais conturbados e marcantes da história do Japão. Ela também mostra a importância da figura dos samurais no processo de unificação do país e justifica a mitificação dessa figura da cultura japonesa que é tão reverenciada até hoje. Sem dúvidas uma excelente chance para aqueles que querem saber mais sobre este tema, principalmente para os que buscam uma representação mais visual e dramatizada da história.


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário