Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a dica: Como diminuir as chances de "burn in" na sua TV de Oled

O fantasma do "burn in" e algumas dicas de como evitar que aconteça com você
                                                                                                                                       

Como cinéfilo e "gamer de sofá", eu sempre investi bastante em televisões quando comecei a ganhar dinheiro suficiente. Eu também procuro acompanhar as novas tecnologias, mesmo tendo pulado algumas (como as de Plasma). Sendo assim, quando ouvi falar das televisões de Oled já fiquei bastante interessado pelo fato da possibilidade de se ter um tela fina, com "preto perfeito" e contraste infinito. Porém, não existe almoço grátis e a tecnologia tem um calcanhar de Aquiles semelhante ao que ocorria com as de Plasma: o famigerado "burn in". Este fenômeno nada mais é do que a gravação permanente de elementos estáticos na tela como logos de emissora ou até de jogos. Desta forma, considerando que já estou na minha segunda tv desta tecnologia e que a primeira apresentou esse problema, resolvi deixar aqui algumas dicas sobre como diminuir as chances de "burn in" na sua tv de Oled.

Em primeiro lugar, gostaria de dar meu depoimento sobre o motivo de eu ter comprado uma segunda tv de Oled mesmo após a minha primeira apresentar o problema. Segue uma foto da minha LG Oled B6 com duas pequenas manchas na parte inferior da tela e uma faixa grande mais escura na lateral direita (após mais ou menos dois anos de uso):

No entanto, quando colocado um conteúdo normal, praticamente não se percebe as manchas:

Além disso, acontece que a qualidade de imagem é simplesmente imbatível. Para quem, como eu, gosta de assistir ou jogar em ambiente totalmente escuro, não há nada melhor do que o preto absoluto de uma Oled e seu contraste infinito que aumentam bastante a qualidade da imagem em geral. Sendo assim, ao meu ver o risco do "burn in" é inferior ao benefício da satisfação que tenho com a tv de Oled. E os novos modelos oferecem um risco menor do problema, ainda que ele continue presente. Até que apareça uma tecnologia que ofereça os mesmos benefícios sem esse risco, vou continuar com ela. A promessa é que as novas tvs de "mini led" serão justamente isso, mas elas ainda vão demorar algumas anos até chegarem ao mercado consumidor com preços competitivos.

Então vamos às dicas, mas antes é importante dizer que, mesmo se feitas em conjunto, não são garantia de que sua tv de Oled não apresentará "burn in", pois existem fatores imprevisíveis nessa equação (como por exemplo a qualidade do painel da sua tv). Além disso, essas dicas valem para todas as marcas e modelos, independente do tempo de uso. Recomendo aplicar o maior número possível dessas práticas para diminuir bastante o risco que isso aconteça com você.

1) Varie o tipo de conteúdo que assiste na TV

Esta é a dica mais importante de todas. A tecnologia de Oled usa leds orgânicos que se degradam mais rapidamente se expostos a conteúdo estático, o que acaba causando o "burn in". E não adianta achar que se desligar a tv ela irá "descansar", pois se você sempre assiste ou joga a mesma coisa essas horas são somadas como se tivessem sido contínuas. Sendo assim, a melhor forma de evitar isso é variar o conteúdo. Se isso não for possível, tente pelo menos dar pequenos intervalos de "fisioterapia" para a tela e coloque um vídeo de mudança de cores como o deste link enquanto não a estiver usando;

2) Nunca deixe a TV desligada da tomada ou em um estabilizador/filtro de linha que fique desligado

Isso é muito importante porque as tvs de Oled executam ciclos de limpeza de pixel após um certo tempo de uso (geralmente quatro horas) para remover as retenções temporárias e evitar que elas fiquem gravadas na tela definitivamente;

3) Evite conteúdo estático por longos períodos de tempo

Isso é muito comum em alguns jogos que possuem elementos de HUD fixos como mapas e indicadores, ou então em logos de emissoras ou até da tela de seleção de mídia do NetFlix. Isso também acontece para quem usar a TV como monitor e é importante lembrar de ativar o protetor de tela. O ideal é evitar esse tipo de conteúdo por horas a fio pois ele é justamente o maior causador da retenção definitiva, principalmente se for em alguma cor mais forte como branco ou vermelho. Isso é ainda mais verdade para as TVs que possuem HDR e quando você for usar conteúdo estático com HDR ativado, pois o brilho é bastante aumentado para proporcionar o destaque e isso nos leva à próxima dica;

4) Diminua o brilho o máximo possível

Uma outra forma de evitar o "burn in" é ajustando o brilho na configuração (intensidade da luz de oled) para o menor possível que seja adequado ao seu ambiente. Quanto mais escuro for o ambiente, mais baixo o brilho pode ficar e isso ajudará a diminuir o desgaste dos leds orgânicos em conteúdo estático;

5) Ative as proteções de fábrica nas configurações

Os modelos mais novos de Oled possuem proteções que podem ser ativadas para evitar a retenção e, mesmo que varie dependendo do fabricante, sempre estarão presentes e devem ser ativadas para ajudar ainda mais na proteção da sua tela.


Para finalizar, vou deixar dois vídeos bem interessantes sobre o tema e que podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas. Fique à vontade também para fazer perguntas na seção de comentários e assim que possível iremos responder.





Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário