Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Star Wars - Ascensão Skywalker(2019)

Toda a história deve chegar à um fim, com alguns felizes e outros bem chateados. Confira nessa crítica, sem spoilers, boatos, ponderações e o que esperar do futuro da franquia e o que se aprendeu nesse filme.


O importante é a jornada...




Nota IMDb:
 6,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Star Wars - The Rise of Skywalker
Ano de Lançamento: 2019
Diretor: J.J. Abrams
Estrelas:  Carrie Fisher, Mark Hamil, Adam Driver, Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Anthony Daniels, Billy Dee Williams(como Lando Calrissian),  entre outras estrelas
Sinopse: Rey e Kylo vem chegando por fim ao destino de sua jornada, um rumo ao poder e ela para restaurar o equilíbrio da força. Enquanto isso algo novo e sinistro vem se preparando para tomar a Galáxia de assalto...
Crítica: Dissonantbr


Depois 42 anos, muitas aventuras, altos e baixos, bilhões em vendas e marcas inegáveis à cultura pop, a franquia Star Wars fecha um ciclo que pode ser entendido como novos rumos, assim como personagens. E a nova dona, a Disney, deve sim explorar mais ainda esse Universo, porém com um cuidado maior agora.

E não há como falar desse filme e reconhecer a enorme dificuldade de atender tamanha expectativa. Ainda mais de milhões de fãs, alguns que consideram até como uma religião, alguns com fortes referencias emocionais, outros literalmente marcados na pele, já outros como um conto infantil. E não tem como constatar algumas coisas. Surpreendentemente JJ Abrams, que é famoso por criar coisas e não explica-las, aqui surpreendentemente explica bastante e até torna o episódio 8 muito melhor. Isso pode ser interpretado para o bem ou para o mal. Não significa que todas as escolhas no filme foram bem sucedidas.

Ironicamente, depois de um início de filme em um ritmo alucinante, o filme toma alguns momentos de ousadia, alguns apelando claramente para a nostalgia dos antigos fãs, outros para cenas que almejam ser memoráveis. E outras bem, mas bem sofríveis. E aí temos que citar um rumor de que a primeira exibição para um público teste teria sido um desastre e que até George Lucas foi consultado para salvar a obra. 

Independente do gosto, é impossível não reconhecer o enorme esforço, responsabilidade e que isso sim conta. Porém, a impressão de que faltou um pouco mais de amor, não só a franquia, mas ao ato de contar uma boa história e não simplesmente resolver "problemas" de roteiro, poderiam evitar tantos Deus-Exs no plot, soluções mágicas ou simetrias demasiadas aos episódios 6 e 9, que sim, causa estranheza ao público em geral e revolta à alguns fãs mais fervorosos.

Resumindo, não é difícil chegar a conclusão de que o público em geral de fato tenha achado um filme ok. O filme tem méritos que compensam momentos toscos na soma geral. E que é imperativo o reconhecimento de que realmente não tem como satisfazer a todos os fãs, contudo, talvez pelo tempo ou orçamento, ou quem sabe até cansaço, a enorme estrutura Disney falhou em entregar uma história de encerramento memorável. Como o filme fala "um último olhar nos meus amigos" pode dar um ar nostálgico, mas não significa que não é possível termos boas histórias do chamado "Universo Estendido" tentando subir a média, como aos trancos e barrancos vem mostrando a primeira temporada de O Mandaloriano(sem contar excelentes histórias disponíveis em livros por aí). Para isso é só superar uma grande horda de produtores executivos e coragem para inovar. Coisa que o Episódio 9 falha em fazer.



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário