Anúncio 1

Últimos Posts

Série da vez:When We Left Earth: The NASA Missions(2008

Em uma série de 6 episódios de aproximadamente 47 minutos cada, mostrada em detalhes toda a maquinaria e exércitos de pessoas para fazer possível o homem chegar a Lua, assim como o que aconteceu depois disso. Confira detalhes dessa maravilhosa série na crítica abaixo.


Vale muito ter na coleção


                                                                                                     
Nota IMDb: 8,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: When We Left Earth: The NASA Missions
Personalidades: George Bush(Bush pai), Michael Collins, Jim McDivitt, Buzz Aldrin, Eugene Cernan, Jim Lovell, Gene Kranz, Neil Armstrong, entre outras pessoas chaves nessa fase pioneira da ocupação espacial
Crítica: Dissonantbr

Vem chegando em julho desse ano o aniversário da chegada do homem na Lua e com ele a esperança que venham a fazer jus à tamanho acontecimento, principalmente para as gerações mais novas. Já indicamos o excelente Moon Machines nessa crítica, o recente O Primeiro Homem, e ariscaria dizer que essa mini-série consegue fazer um complemento importante para entender o que aconteceu até chegar lá e o depois disso.

Como era esperado, no primeiro episódio começa a corrida espacial, os sucessos soviéticos aumentam a pressão e grandes feitos são realizados no projeto Mercury. Uma curiosidade foi que além de misseis balísticos modificados(nos anos 50 eles não primavam pela estabilidade, daí existindo uma quantidade muito grande deles para compensar os que literalmente explodiam em território americano), outro perigo que os astronautas sofreram foi a preferência no inicio do programa de animais pelo eventual custo político em vidas humanas.

O segundo episódio mostra os avanços para os passos necessários em uma viagem a Lua, assim como complementar a impressionante ignorância sobre o espaço e os efeitos em humanos e máquinas. Tudo isso dentro do projeto Gemini que tem acertos e erros quase fatais. No terceiro temos a história do projeto Apollo com as três mortes em uma simulação, a reformulação e as importantes missões até a 11.

O quarto episódio fala sobre a mudança da missão lunar para expedições cientificas, principalmente aquele que deveria ser uma que responderia uma série de perguntas, a azarada Apollo XIII. Além disso mostra o desinteresse por parte do público, assim como os custos questionados que fizeram o cancelamento da Apollo 18,19 e 20, convertendo-os em épicas missões do funcionamento do Skylab. Vale muito conhecer.

E no penúltimo, com a nova direção que o governo deu a NASA, o programa de Ônibus Espaciais deveria proporcionar 24 vôos anualmente em 3 naves, e supostamente um custo menor e disponibilidade maior devido ao reaproveitamento da nave muito superior a todas as outras missões. Algumas coisas se concretizaram, outras fizeram desse programa uma aprendizagem que custou a vida da tripulação da Changeller. Apenas 2 anos e meio depois, em uma grande jogada para recuperar o prestígio, a NASA aceita entregar um telescópio que revolucionou o conhecimento sobre as estrelas e o nosso Universo: o Hubble. Porém as coisas não ocorrem bem como o planejado.

E por fim, no último episódio, um dramático relato para recuperar o Hubble com seus grande dois problemas, assim como o início da construção da estação espacial e a tragédia da Columbia e o que mudou desde dele.

E sim, há o problema da série ter sido produzida até 2008/9, com um claro gosto amargo na boca, já que vinha se aproximando naquela época os últimos vôos dos Ônibus Espaciais, o que de fato iria acabar em 2011, mas a riqueza de informações, imagens inesquecíveis e o relato especial da maioria das pessoas envolvidas(deve ter tido o apoio total da NASA) fazem desses 6 episódios realmente especiais.

Como relatado antes, claro que torcemos para que grandes companhias de streaming disponibilizem essa maravilhosa série, mas.... Além da locadora do Paulo Coelho, como a série é da Discovery Channel, existe uma forte chance de ser reapresentada, assim como há a opção de comprar o BlueRay na Amazon, ou comprar a série online no serviços dele aqui nesse link, ou simplesmente ver no YouTube que tem a série completa também. É diversão e conhecimentos garantidos! Confira sem dúvida!


Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário