Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Moon Machines (2008)

Uma série de seis documentários que celebra os inúmeros gênios anônimos envolvidos no projeto Apollo
                                                         
Nota IMDb: 8,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Moon Machines
Ano de Lançamento: 2008
Diretor: Duncan Copp, David Copp
Sinopse: Coleção de documentários sobre o projeto Apollo, do ponto de vista de designers e engenheiros. Cada episódio focado em componentes individuais ou equipamentos para o programa que levou o homem à Lua.

Aproveitando o aniversário de 50 anos da chegada do homem à Lua, estou assistindo a vários documentários do assunto. Um desses foi uma série de seis episódios que foi ao ar na televisão norte-americana em 2008, detalhando cada um dos componentes ou sistemas do programa Apollo que levou o homem à Lua.

O que torna esta série de documentários bem diferente e interessante é o fato dela focar nos engenheiros e designers que tornaram o projeto Apollo possível. Poucas pessoas sabem, mas além dos astronautas que foram à Lua (apenas 24), cerca de quatrocentas mil pessoas se envolveram no desenvolvimento, operação e construção de todos os elementos necessários para tornar essa conquista possível. Mais impressionante que este número é o orçamento estimado do projeto, que ajustado para valores atuais totalizaria cerca de cento e cinquenta bilhões de dólares. Porém, sem esse dispêndio de recursos humanos e financeiros, seria impossível atingir o objetivo de colocar o homem na Lua em menos de dez anos. Sem dúvidas esse foi o maior legado da Guerra Fria.

Como disse anteriormente, o documentário se divide em seis episódios: Saturn V, Módulo de Comando, Sistema de Navegação, Módulo Lunar, Traje Lunar e o Lunar Rover. Com cerca de uma hora de duração, cada um desses episódios irá detalhar o processo de concepção, criação e aperfeiçoamento de cada um desses componentes. Isso é feito através de entrevistas com os engenheiros e designers envolvidos e também através de filmagens raras que mostram esse interessante processo de criação e seus testes. O fato de que diferentes empresas terem sido escolhidas para cada projeto trouxe vários desafios que são devidamente explicados. Além disso, todos os grandes eventos do programa Apollo, inclusive falhas, são bem detalhados com análise de causas e quais foram as soluções adotadas. Também não faltam curiosidades e coisas até engraçadas, como o fato da empresa escolhida para desenvolver os trajes ser a divisão de uma fabricante de sutiãs e produtos de bebê e femininos ou o desenvolvimento do Rover pela GM a partir de uma espaço vazio triangular que existia no módulo lunar e que não seria utilizado pela Nasa.

Uma das coisas que mais chamou minha atenção nesses documentários foi o fato de que, em vários depoimentos, os envolvidos dizerem que esse período, apesar de desgastante, representou o ápice das suas carreiras profissionais. Isso só aumenta o significado da conquista da Lua, principalmente se considerarmos o curto tempo e as limitações da tecnologia da época. Por exemplo, a memória total do computador de bordo do módulo lunar era menor do que um simples documento de texto criado em um computador atual.

Para qualquer fã de exploração espacial, este documentário é simplesmente imperdível. Poder saber mais sobre o programa mais bem sucedido para levar o homem ao espaço é uma oportunidade única e bem divertida. O ponto triste vai para o fato de que, mesmo considerando todo o avanço tecnológico deste a década de 70, ainda não fizemos nenhuma outra exploração mais distante ou sequer retornamos à Lua. Existem projetos atuais para retornar ao nosso satélite natural e até irmos para Marte, mas as previsões são bem pessimistas e não devemos ver nada de concreto antes de 2040. Por tudo isso, fica clara a necessidade de celebrarmos essa conquista grandiosa feita há 50 anos e reconhecer o mérito de todos os envolvidos em cada uma de suas etapas.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário