Anúncio 1

Últimos Posts

Primeiras impressões:No man's sky

Será que o frenessi sobre esse jogo se justifica? Confira o que achamos e algumas dicas sobre esse curioso jogo

Não fiquei feliz quando descobri o que era o "pingente flutuante" da capa...


Não muito tempo atrás eu finalizei o Mass Effect com algumas reflexões além da polêmica forma de finalização da história. E uma das coisas bem curiosas foi quão foram divertidas as missões de exploração de planetas tão diversos e grandes...para época. Por isso quando o pessoal foi falando que alguém ia tentar um jogo de exploração que meio que ia garantir que você ia descobrir planetas que ninguém nunca viu, fica aquela dúvida se ia dar certo.

Claro, os planetas são gerados de acordo com scripts já que é bem além da capacidade de um conjunto de humanos, e obviamente, são resultados bem diferentes dos planetas cuidados por artistas. Aliás é bem o argumento da continuação justamente do Mass Effect. Só que mesmo assim me
surpreendeu pelo o que eu vi.

Para os que não sabem, o jogo é meio que minecraft + um jogo de sobrevivência. Você começa em um planeta com recursos, sua nave danificada e muitos perigos. A primeira dica é (além de consultar os controles) tentar consertar o visor do traje. E domine o raio de mineração que no início vai ser sua picareta espacial assim como a primeira arma. E observe bem suas rendondezas. Procure plutônio ou carbono. O carbono vai servir para usar como energia para o traje e o raio, mas o plutônio é muito mais eficiente. E domine o scanner. Você tanto evitará problemas com animais como ganhará uma boa grana em identificar pela primeira vez plantas, minerais e lugares. É como você pagará os upgrades futuros próximos.

Como ponto que surpreendemente é ruim no jogo, o multiplayer não está previsto nessa versão. Pena porque é bem um caso perfeito de ter um amigo ajudando na exploração. E claro, um motivo óbvio para a próxima versão. Vai ver o criador pegou trauma de jogos como o EVE!

Graças à excelente observação do Greg Mosquete, vamos reproduzir as indagações dele:
"

No Man's Sky e Out There

Semelhanças:
  • Objetivo: ir para um ponto longe na galáxia e no caminho explorar sistemas estelares, minerar recursos, melhorar a nave, encontrar alienígenas.
  • Inventário da nave:
    • os escaninhos são usados tanto para armazenar quanto para abrigar novos equipamentos e melhorias
    • uma melhoria deve ser colocada adjacente ao item que ela melhora. Aparece um contorno no item e na melhoria para indicar que ela foi aplicada. (Reddit)
  • Quando você encontrar alienígenas
    • a fala deles é textual na sua "língua" nativa
    • são traduzidas as palavras que você já aprendeu
    • as vezes eles falam algo e você tem a opção de dar para eles algo do seu inventário, que pode lhes agradar ou causar repulsa.
    • Em alguns postos avançados abandonados, há encontros (com alienígenas, artefatos, etc) que contam uma historinha e você tem umas 2 ou 3 opções de reações para escolher
  • Ao ter a opção de trocar de nave, você vê uma comparação das duas mostrando inventário delas lado a lado
"

Isso talvez explique parte do atraso por causa de processos autorais....E como o jogo não explica muita coisa, vamos deixar algumas poucas dicas do que descobrimos nessa semana de lançamento:

  • Okey, você deve ficar maluco em resolver logo os danos da sua nave, mas a principal dica que eu dou é justamente explorar bem o seu primeiro planeta. A expansão espacial, ironicamente, será bem mais frutífera quando você resolver seus problemas como falta de espaço para guardar os frutos dos seus passeios
  • Use o scanner e o "ping" toda hora. Isso não só renderá uma grana essencial para o inicio do jogo assim como permitirá você saber para onde ir. E não esqueça de fazer o upload de suas descobertas para ganhar os créditos.
  • Sempre envie os itens mais interessantes para sua nave. Isso porque morrer não vai ser uma coisa tão rara assim
  • No início, cuidado com os sentinelas. Eles não são agressivos, mas não gostam de ninguém matando animais e extraindo muitos recursos. Espere eles passarem para voltar a fazer o que estava ocorrendo antes deles. E no início eles são bem mortais, infelizmente.
  • Guarde espaço para plutônio e zinco. Isso porque serão essenciais por causa da extração de energia e proteção contra radiação no seu traje. Ainda que essa última você pode recuperar pulando em uma caverna... Mas adivinhe? Lá dentro teremos bichos que nem sempre são amigáveis. Ah, Thamium9 você vai usar para fazer a primeira carga de combustível, que pode ser bem abaixo de 25%.
  • Calcule onde ir já que não há salvamento automático. O jogo exige que você faça algo realmente memorável ou que chegue aos checkpoints que são interrogações verdes no mapa. Dependendo da sua sorte isso pode ser sim um problema.
  • Quando puder faça o upgrade da stamina para andar mais rápido. Isso não só vai poupar bastante tempo andando, assim como salvar literalmente de um enxame de sentinelas ao melhor estilo GTA.
  • Quando puder procure primeiro os abrigos(Shelters). Ok, monoliticos, "Colonial Outposts", "e "Transmissions" são muito mais apelativos do que simples abrigos, mas são lá que os upgrades do traje são feitos inicialmente. Logo acabam sendo muito importantes
  • Quando estiver no espaço pela primeira vez, atire nos asteroides. Eles dão elementos que são convertidos em mais combustível. Porém não confunda com o que é usado para o usado pela dobra espacial
  • Faça uma arma já que ela é útil para algumas situações. Nem tudo tem um bom desempenho no raio extrator
  • Não arrume confusão com os aliens...pelo menos se segure no inicio do jogo
  • Tenha calma. É um looooooooongoooo jogo.

  Tem alguma dica que não está listada acima? Por favor compartilhe nos comentários abaixo. E boa sorte entre as estrelas!

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

2 comentários:

  1. Rapaz, se isso são só as primeiras impressões eu acho melhor dividir o review em capítulos...kkkk. Parabéns co-editor! Fiquei curioso com esse jogo. Meu sonho é ver um desses baseado no nosso sistema solar.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe! Verdade! Aliás, quando a promoção da Steam permitir, a expansão natural vai ser jogar o Stellaris! Aguarde e confie!:) Brigadao!

    ResponderExcluir