Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Eu Maior (2013)

Quer pausar a rotina e refletir sobre o auto-conhecimento e a felicidade? Seus problemas acabaram!

Nota imdb: 8.0 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Eu Maior
Ano de Lançamento: 2013
Duração: 1h e 30 minutos
Diretor: Fernando Schultz, Paulo Schultz
Sinopse: Eu Maior é um documentário longa-metragem brasileiro apresentando um novo olhar para o auto-conhecimento e a busca da felicidade. Os realizadores entrevistaram trinta indivíduos com origens distintas, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas e atletas profissionais. Suas histórias pessoais comoventes, combinado com belas imagens e música do filme irão certamente apelar para a inteligência e sensibilidade artística de qualquer público.

Como seres pensantes e dotados de uma consciência da nossa própria existência, é totalmente normal nos questionarmos sobre nossa origem e qual o grande objetivo de nossa curta estadia aqui neste planeta azul enquanto buscamos a felicidade. Isso acontece desde que no entendemos como gente e continuará a acontecer enquanto existirmos, independentemente  do local, cultura ou raça em que estivermos inseridos. Este documentário junta dezenas de entrevistas e depoimentos sobre o assunto para tentar jogar luz em alguns destes questionamentos mais profundos da humanidade.

Se você está acostumado com um documentário "formatado" que irá apresentar uma ideia e defendê-la com entrevistas ou relatos de provas científicas, com certeza irá estranhar este exemplar do gênero. Talvez a primeira estranheza venha do fato dele ser brasileiro, pelo menos pra mim foi. Feito em 2013, ele apresenta de forma "solta" uma sequência de entrevistas de um grupo totalmente heterogêneo formado por pessoas famosas e desconhecidas, especialistas ou não. Temos filósofos, psicólogos, psiquiatras, autores, atores, atletas, budistas, católicos, cientistas, enfim, praticamente todos os principais ramos de crença e estudo estão representados em depoimentos que, ao invés de corroborar uma visão única, apresentam uma infinidade de respostas alternativas.

Talvez isso seja algo que muitos irão estranhar e criticar, pois temos muitas ideias sendo "jogadas no ar" e sem uma relação aparente. A única ideia central que permanece intacta durante todo o tempo é o tema-título de que somos mais do que a simples matéria que nos constitui. Ao meu ver, isto é sem dúvidas o ponto mais positivo a respeito deste documentário. Ao não tentar assumir a tarefa impossível de responder estas questões que existem há milênios e simplesmente apresentar as variadas expressões através de pessoas renomadas e respeitadas no meio, ele nos mune com excelentes alternativas para respondê-las. Cabe ao espectador extrair aquilo que faz mais sentido para si e o que poderá ajudá-lo na busca pela realização pessoal e consequentemente pela felicidade, seja uma abordagem mais científica ou mais religiosa.

Sendo assim, talvez a forma mais apropriada de enxergar este documentário seja como uma "compilação" de opiniões e depoimentos sobre as questões existenciais dadas por pessoas conhecidas. Ainda assim, a edição e a montagem foram feitas de forma excelente e que ajudam a apresentar essas diferentes visões de uma maneira gradual e agradável. Se você estiver disposto a ouvir e pronto para tirar suas próprias conclusões, não tenho dúvidas que esta é uma excelente oportunidade para dar uma pausa na nossa rotina e refletir um pouco sobre essas questões tão importantes, antes que a vida passe e seja tarde demais.

Para os interessados, o documentário está disponível por completo e grátis no youtube:



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

2 comentários:

  1. Fala, Brother! Parabéns pelo post. Aliás, por todos. Toda a equipe está de parabéns pelo conteúdo da página. Keep walking!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu pelo incentivo! Que bom que gostou e está nos acompanhando! (h)

      Excluir