Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da Vez:Batman vs Superman - A Origem da Justiça(2016) (Sem spoilers!)

Será que esse filme vai dar Liga? Confira o review sem spoilers!

"O senhor é acusado de estar em um filme ruim. O que o senhor e seus sócios alegam em suas defesas?"


Nota imdb: 7,4 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Batman v Superman: Dawn of Justice
Ano de Lançamento: 2016
Diretor:  Zack Snyder(polêmico diretor de 300, Sucker Punch, Watchmen:O Filme e O Homem de Aço, entre outros filmes)
Roteiro: Chris Terrio(Argo, Por Conta do Destino e o futuro Liga da Justiça) e David S. Goyer(Batman Begins, Batman:O Cavaleiro das Trevas e O Homem de Aço)
Estrelas:  Ben Affleck(como aquele muitos lamentavam que fosse o Bruce Wayne/Batman), Henry Cavill(o comportado Superman nessa continuação da nova franquia), Amy Adams(como Lois Lane que tá mudinha, coitada), Jesse Eisenberg(o afetado Lex Luthor), Diana Lane(a dona Martha Kent), Laurence Fishburne(o eterno Morpheus como chefe de redação Perry White), Jeremy Irons(um mordomo muito louco - Alfred), Holly Hunter(como a senadora que não tem medo de Frank Underwood), Gal Gadot(eu não arrumaria confusão com essa israelense que era instrutora no exército desse país), entre outras estrelas
Sinopse: Depois do enorme estrago do filme anterior(O Homem de Aço(2013)) o Superman ficou para pagar o pato e ser odiado por Bruce Wayne e praticamente "a torcida do Flamengo" em Metropolis. E uma ajudinha de Lex Luthor só vai fazer que os dois venham se encontrar no lado de fora da escola para resolver suas diferenças.  


Lá em 1986 o mundo dos quadrinhos recebeu com ceticismo uma história que tinha toda a cara de dar errado: Superman e Batman iriam para vias de fato, em um matar ou morrer. Surpreendentemente uma série de fatos e mal entendidos fizeram os dois a ter uma rota de colisão que consolidaram como um dos arcos mais bem sucedidos da história dos quadrinhos modernos. Um pouco antes do lançamento desse filme, refizeram a compilação dessas histórias e em si já é uma ótima dica. O link do livro na Amazon é esse aqui.

E o filme herda um pouco essa necessidade de justificar essa briga. Aliás a sede de buscar soluções e referencias é uma virtude e defeito para esse filme. Como muito bem definiu um famoso critico lá de fora, quem sabe o maior erro desse filme feito pela DC foi se preocupar em formar um Universo, colocando literalmente centenas de referencias a eventos passados e futuros e....esqueceu de fazer um filme.

Aliás está aí outra grande característica desse filme que foi uma polarização Fla-Flu contra e a favor do mesmo. E isso é bom. Bom porque faz que a DC tenha cuidado com a obra, que aprenda e surpreenda. E que a Marvel não erre a mão para essa fase que o X-Men e Vingadores devem entrar. E claro, é uma oportunidade do público consumidor se perguntar se estamos satisfeitos de ver as mesmas histórias recontadas várias e várias vezes(alguém chamou o Homem Aranha?)

E também temos que ser francos:o filme não é ruim, pelo menos para uma parte do público. Há sérios problemas de edição que fazem o ritmo ser muuuuuuuitoooo lento para o público em geral, e apesar de ter 2 horas e meia de duração, não explica muita coisa em momentos críticos. Há momentos de efeitos especiais em demasia. E o Lex Luthor ficou muito histérico e tão distante do bons momentos dos quadrinhos!!! Uma pena. E a Lois parecia que não queria falar muito no filme. Aliás seu silêncio rendeu muitas confusões.



E o Batman não ficou ruim. Tá que foi o Batman mais burro já visto no cinema. Só que também com cenas de lutas que lembram muito os jogos de videogame(a cena com os capangas foi EXATAMENTE igual a algum dos bons momentos da série Arkham). De um desempenho péssimo esperado pela Internet, vimos uma boa colaboração. Aliás há boas respostas a uma série de críticas no novo Honest Trailers que analisa o Batman de 1989(que eu assisti no cinema) :).



E temos a Mulher Maravilha que foi tão criticada por ser bem magrinha(Gal Gadot foi Miss Israel) e de não ter uma vasta comissão de frente, só que calou a esses com carisma e com uma excelente participação no filme, e mais, de acordo com alguns, salvando até de um final sem graça. Ficou uma interessante dúvida de como vai ser o seu filme solo que será lançado no ano que vem.

E por fim, senhor Super-Man. Mudado depois de tanta matança e alguns anos de críticas, consequências do filmes anterior(Homem de Aço(2013)), continua se deliciando e decepcionando com a Humanidade. Henry Cavill vem se aperfeiçoando nessa nova releitura que evidencia uma coisa: esse filme é reflexo dos nossos tempos. Tabus anteriores como mortes tem uma abordagem pragmática até. Ideais e os problemas de quebra dos mesmos são minimizados pelos resultados alcançados. Traumas ficam para ser resolvidos depois. Mas de tantos arcos nos quadrinhos que foram referenciados, apenas um ficou muito evidente, porém usado de uma forma (quase?) equivocada. Pelo menos em termos de roteiro, já que ficou confuso e pode ter deixado o público comum muito frustado. Porém, como o Christopher Nolan é um dos produtores executivos, há uma última cena que pode mudar tudo. Ou não. :P . Atenção adicional a essa última cena pré-créditos(não há nenhuma depois dos créditos, aliás).

Resumindo, Batman vs Superman frusta pelo ritmo lento, estória com tantos detalhes que pode entediar o público comum e vilões fracos. Ainda que para o público que gosta de quadrinhos e se importa com esses heróis, é peça fundamental de um enorme conjunto de obras que devem rivalizar com o semelhante mundo de produtos da Marvel e per si já justifica a necessidade de ver esse filme. Mas fica a esperança que o Esquadrão Suicida consiga convidar o espectador mediano com o que melhor se tem nesse gênero: uma boa história e...alguns efeitos especiais, coisa que não aconteceu nesse filme aqui analisado. Fato é que os fãs são tão incríveis que tem capacidade de produzir este ótimo fã-filme abaixo. Até a próxima!



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)







2 comentários:

  1. Excelente review, co-editor! Eu ainda destacaria o Batman que mata sem dó e a infame "criaturização" de um dos maiores vilões da DC, o Doomsday. Isso sem falar da apresentação super apressada da Liga da Justiça. O BatFleck e a Mulher-Maravilha são os únicos que se salvam na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Sim salamim! Só que o mata mata do Batman realmente já existia lá em 1989!! :) E realmente o monstro foi qualquer coisa mesmo! :) E agora é esperar o Guerra Civil! :)

    ResponderExcluir