Anúncio 1

Últimos Posts

Mexido's Top 10: 10 franquias que nunca deveriam ser refilmadas


Infelizmente, até o policial do futuro já foi vítima dessa moda que assombra o passado.

Em Hollywood, sempre que a falta de criatividade e a ganância tomam o lugar do bom senso, vemos verdadeiras atrocidades cometidas com refilmagens (ou “reboots”) desnecessárias. Mais recentemente, vimos um grande exemplo disso com a franquia do Quarteto Fantástico. Mesmo com um elenco bom, o filme foi um verdadeiro fracasso desde seu conturbado período de produção e o resultado pífio nas bilheterias só refletiu isso. O pior é que parece que hoje em dia nenhuma franquia está a salvo dessa pilhagem.

Se já não bastassem as continuações “caça-níqueis” que muitas vezes jogam na lama o legado de um grande filme, a moda agora é reiniciar as franquias. Quaisquer filmes do passado que fizeram algum sucesso podem virar alvo disso. E o pior é que muitas vezes nem se passaram tantos anos assim. Foi o caso do Quarteto Fantástico. Alguns outros filmes da minha infância (e estou apenas nos meus trinta e poucos) já foram vítimas também, como o reverenciado Robocop de Paul Verhoeven.

Não estou dizendo que todas as refilmagens são ruins. Como em toda regra, existem exceções. Um exemplo, em minha opinião, é Star Trek. Os novos filmes de J.J. Abrams não só revitalizaram a franquia respeitando os fãs como também mostraram ótima qualidade. O mais recente Mad Max, apesar de poder ser considerado uma “continuação” por não recontar as origens do protagonista, também é um exemplo de refilmagem bem feita. Talvez, nestes casos, o segredo foi o fato deles terem sido feitos com a motivação correta. A questão é que, na maioria das vezes, a motivação é apenas manter direitos ou então capitalizar sobre algo bom do passado.

A questão principal é que, se um filme antigo é muito bom e, principalmente, reverenciado por fãs que cresceram o assistindo, deveria existir um respeito maior com seu legado. Uma refilmagem pode não só manchar este passado como também quebrar esse vínculo que os fãs possuem com seus amados personagens. Uma opção para evitar a refilmagem é fazer uma continuação que se utilize unicamente do universo criado pela franquia, sem reinventar suas origens ou mudar seus protagonistas, algo semelhante ao que veremos em Star Wars – Episódio VII em breve.

Pensando nisso, resolvi montar uma lista com as 10 franquias que, caso me dessem o poder de veto, escolheria para nunca serem refilmadas. Por razões óbvias, excluí da lista aquelas que já sofreram esse processo de refilmagem, para o bem ou para o mal.

10) Um Tira da Pesada

Os sucessivos fracassos de Eddie Murphy no cinema impulsionaram a vontade de reviver um de seus principais personagens, mas após conversas fracassadas para uma continuação ou spin-off e até de um seriado, finalmente parecem ter deixado Axel Foley em paz. E se eles voltarem a falar disso novamente, vamos colocar uma banana no escapamento de seus carros!

9) Duro de Matar

O primeiro filme da franquia, uma obra prima de John McTiernan, figura em várias listas como o melhor filme de ação de todos os tempos. E grande parte disso se deve à encarnação de Bruce Willis como John McLane e seu fantástico talento para piadas ácidas e para sobrevivência a situações extremas. Talvez o fato de ainda estar marcando presença no cinema de vez em quando, com seu protagonista ainda segurando a peteca, afaste qualquer pretensão de uma refilmagem tão cedo. Que continue assim.

8) Máquina Mortífera

A carreira de Mel Gibson desandou há alguns anos por diversos escândalos pessoais, mas não podemos deixar de reverenciar seus feitos passados, dos dois lados da câmera. Apesar de já ter visto um de seus personagens mais icônicos, Max, ser refilmado recentemente, espero que não decidam mexer com uma das melhores trilogias de ação do cinema e um expoente do gênero “buddy cop”.

7) Predador

O primeiro filme dessa franquia nos presenteou com uma das criaturas mais fascinantes do cinema e foi, em minha opinião, um dos melhores filmes da carreira do ex-governator Arnold Schwarzenegger. Além de continuações e crossovers, o filme ainda rende muito dinheiro em produtos licenciados para colecionadores e isso sempre desperta a ganância dos executivos donos dos seus direitos.

6) Os Caça-Fantasmas

Após anos de rumores de uma continuação e vários roteiros, a morte do criador Harold Hamis sepultou também a chance de revermos estes personagens em uma nova aventura. Mas isso não impediu o estúdio de levar para frente o projeto de uma equipe feminina de Caça-Fantasmas reunindo grandes talentos da comédia atual. Vamos torcer para que esse projeto não manche o nome e a memória desta saudosa franquia.

5) Alien

Mais um caso onde já tivemos exploração extrema de continuações e até de “prévia” na forma de Prometheus (que inclusive terá uma continuação). Ainda assim, pelo menos por enquanto, não existe um projeto para reiniciar a franquia. Ao que parece, já foi aprovada uma nova continuação que será comandada pelo diretor de Distrito 9 e que irá desconsiderar as aberrações Alien 3 e 4 e trazer novamente Ripley e Hicks para a jogada. E que venham mais gritos no espaço, ainda que ninguém lá possa ouvi-los.

4) Rocky

Talvez este seja o “patinho feio” da minha lista, mas não posso deixar de expressar o quanto gosto desta franquia. Claro que existiu o tropeço lá pelo quinto capítulo, mas ainda assim é difícil negar a força do personagem Rocky e o quanto ele se misturou com a figura de Stallone, o que torna quase impossível vê-lo sendo interpretado por outro ator. Na Filadélfia existe até uma estátua real (semelhante à que aparece em Rocky 3) para celebrar os filmes e a importância do personagem para a divulgação da cidade.

3) O Poderoso Chefão

Considerado por muitos como os melhores filmes de todos os tempos, esta trilogia é um verdadeiro exemplo de cinema em estado da arte. Com Al Pacino em seu momento áureo e com uma interpretação inesquecível de Marlon Brando no primeiro filme, acredito que qualquer tentativa de refilmar estes clássicos seria rechaçada em grande “estilo gangster” pela crítica e pelos fãs.

2) Star Wars

Nem preciso dizer que esta franquia é talvez a maior e mais lucrativa de todos os tempos se considerarmos todos os produtos licenciados. Isso sem falar de uma legião de fãs tão fanáticos e apaixonados quanto exigentes em relação ao tratamento dado a seus amados personagens. Sendo assim, é quase impossível um dia vermos uma reinvenção de algo tão reverenciado e lucrativo. Após comprar os direitos de George Lucas, a Disney anunciou que iria financiar continuações e filmes derivados da franquia, escalando J.J. Abrams para o papel de comandar o tão esperado Episódio VII. Até agora, tudo parece estar caminhando bem. Que a força esteja com eles!

1) De Volta para o Futuro

Claro que não poderia deixar de fora da lista a minha trilogia favorita, principalmente quando já começam a surgir alguns rumores de pessoas querendo refilmá-la. Você já imaginou um Marty McFly que não seja Michael J. Fox ou um Doc. Brown que não seja Christopher Lloyd? E que tal uma máquina do tempo que não seja um DeLorean? Pois é, nem eu. Apenas mencionar isso seria considerado heresia em muitas rodas de cinéfilos. Felizmente, o diretor Robert Zemeckis disse que ele e Bob Gale possuem um acordo com o estúdio para impedir qualquer refilmagem enquanto forem vivos. Vamos torcer para que ambos continuem a desfrutar uma vida longa e próspera!

E você, tem sua lista de franquias que não deveriam ser refilmadas? Compartilhe nos comentários!

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário