Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Space Odyssey - Voyage to the Planets (2004)

Um filme sobre uma viagem aos planetas que não viaja na maionese? Aonde é que eu assino?

Nota imdb: 7,8 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Space Odyssey: Voyage to the Planets
Ano de Lançamento: 2004
Diretor: Joe Ahearne
Estrelas:  David Suchet, Martin McDougall, Joanne McQuinn
Sinopse: Este docu-drama de ficção científica em duas partes examina as possibilidades de uma  perigosa missão espacial tripulada para explorar os planetas interiores e exteriores do sistema solar.

O tema da viagem a outros planetas (ou luas) do sistema solar ou até a outras galáxias não é nenhuma novidade no cinema, mas geralmente temos algum fator ficcional inserido na trama que acaba distanciando os filmes da realidade. O mais recente exemplo foi Interstelar, o último filme de Christopher Nolan (veja porque ele se afasta da realidade clicando aqui). Está procurando um filme (ou neste caso, um "docu-drama") que fala sobre este tema com total embasamento científico e sem precisar inserir seres gosmentos ou viagens no tempo? Seus problemas acabaram!

Este "docu-drama" em duas partes foi lançado em 2004 pela BBC e tem o formato de um documentário que relata todos os acontecimentos de uma futura viagem a alguns planetas do sistema solar. Desde o início o filme deixa claro seu embasamento científico e, apesar de retirar o elemento fantástico da trama, isso é algo extremamento bem vindo ao gênero, principalmente para aqueles que, como eu, sonham em saber como seria uma viagem tripulada através do sistema solar. Mas nem tudo são flores e o roteirista inseriu vários momentos de tensão para tentar deixar o espectador acordado. Isso realmente funcionou, mas alguns podem achar que também gasta tempo que poderia ter sido usado para dar mais ênfase aos objetivos da missão. Além disso, o atraso na comunicações, que é algo bem considerável para as distâncias relatadas no filme, foi meio que "editado" para não comprometer o elemento dramático do filme.

O elenco cumpre seu papel e não tem nenhum astro ou destaque, pois não é essa a intenção. As verdadeiras estrelas do filme são os planetas do sistema solar que enchem a tela com sua diversidade de cores e cenários.  Da escaldante e árida superfície de Vênus aos belíssimos anéis de Saturno, o filme nos presenteia com cenas fascinantes que trazem à vida os astros do nosso sistema solar. Os efeitos especiais, apesar de já terem mais de uma década, são muito bons e ajudam na credibilidade da trama. Destaque também para os "easter eggs" sobre as outras missões espaciais reais como, por exemplo, as sondas Venera enviadas a Vênus.

Se você também se interessa por missões de exploração espacial, não conheço outro filme que irá se aproximar mais da realidade de uma missão tripulada aos planetas. E, considerando que uma viagem tripulada a Marte só deve acontecer por volta de 2030, ainda podem demorar séculos até que sejamos capazes de realizar o sonho de visitar pessoalmente as outras jóias do nosso belíssimo sistema solar. Caso não queira esperar tanto assim, seguem alguns links para experimentar agora (em inglês e sem legendas):

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Um comentário: