Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Roomba – Apirador de pó Robotico

Roomba – Aspirador de pó Robótico.


Mais uma participação especial do nosso colega Ricardo Ishida


A limpeza de superfície sempre foi necessária e alguns produtos foram criados há centena de anos para ajudar nesse propósito. A vassoura, um produto que acompanha a sociedade humana a centenas de anos, sofreu poucas mudanças desde sua criação; Outro produto é o aspirador de pó que na década de 70 popularizou-se, pois o aspirador tornou-se de mão, leve e prático ideal para pequenas operações de limpeza. Rapidamente esses produtos se popularizaram e tornaram uma ótima aliada para todos que precisam limpar um espaço. A vassoura e o aspirador estão em diferentes lugares há décadas. Podem estar juntos ou até separados, nas residências mais pobres ou até em hotéis espalhado por todo globo. Entretanto no ano de 2002 foi lançado um robô com o mesmo propósito de limpeza e deste modo mudando a forma de como fazemos esse trabalho. Nesse momento, caro leitor, iremos descrever sobre o Roomba um aspirador robótico.

Criada pela empresa Irobot que foi fundada em 1990 como propósito de revolucionar a forma de limpar um espaço.   A ideia consiste em ter um aspirador que limpasse um espaço de forma autômato, mas não estamos falando da Rosie que foi a empregada doméstica robô da família Jetson (desenho animado produzido nas décadas de 1962-1963 a 1984-1987). Entretanto esse produto faz muita coisa interessante. O principal objetivo é absorver as sujeiras do cotidiano como a poeira, cabelos e objetos pequenos como feijão, folhas, arroz e outros objetos de tamanho aproximado de uma determinada área.

Você deve estar se perguntando: Mais isso a vassoura mágica também faz. Entretanto no caso do ROOMBA ele tem um UCP (Unidade central de processamento) que possui um algoritmo (uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas) que tem a missão de determinar a área que o robô está e tenta passar por toda superfície. Assim todo espaço é aspirado sem a intervenção humana. Pelo menos essa é a proposta da empresa.

Peças do Roomba
O robô é composto de um motor com a missão de aspirar o pó. Tem duas cerdas rotativas que ajudam a levar a sujeira para um repositório que fica na parte de traz da máquina. Há também um pequeno pincel que fica rodando no sentido de trazer a sujeira que está na lateral para o centro do robô. Desta forma a sujeira que fica na lateral é emburrada para o centro.  O mais interessante está nos sensores: Sensor de choque ou de parede, sensor infravermelho e um sensor que fica na parte frontal que tem a missão de averiguar se a frete ainda tem chão. Afinal de contas não queremos um produto que pode custar até $650(setecentos dólares americanos) caindo escada abaixo.  No site oficial da empresa mostra com o produto funciona.

Mas será que funciona?  Incrivelmente a reposta é positiva. Para provar isso irem
os falar sobre o ROOMBA modelo 620 que não está mais na linha de produção nos estados unidos e fora substituído por modelos mais modernos como o 770. Entretanto esse modelo 620 ainda está à venda aqui no Brasil. Seu preço pode chegar até um valor de R$2000,00 (preços encontrados na data dessa matéria). O modelo 620 em questão está sendo usado arduamente há dois anos em minha residência e vem trabalhando com uma periodicidade de duas vezes por semana
Roomba 620
.  Vem ajudando consideravelmente o trabalho da limpeza da residência.  Seu algoritmo não é tão bem apurado, pois ele passa várias vezes no mesmo lugar e tem horas que o algoritmo não acha o fim. Deste modo, a maquina permanece ligado até o fim da bateria, mas a área fica limpinha. Há momento que entra em apuros e fica falando que ficou emperrado e precisa ser socorrido para sair do lugar. A autonomia da bateria era de sessenta minutos, mas atualmente está durando aproximadamente trinta minutos.  A área de limpeza é de aproximadamente 60 metros quadrados. Nessa metragem há três quartos, cozinha, dois banheiros e a varanda.  Até o chão do banheiro é limpo por ele. Antigamente ele conseguia limpar a toda a casa com uma única carga, hoje há a necessidade de recarga.

Pessoalmente eu “obrigo” ele limpar cada espaço individualmente, pois deixa-lo limpar sozinho toda casa me mostrou ser menos eficiente. Com o tempo de uso é possível descobrir o ritmo de limpeza dele e consegue-se saber se ele já limpou a superfície. Assim você pode coloca-lo em outro ambiente. Mas se você mora em uma casa de pequena área pode até fazer o agendamento da limpeza e deixa-lo trabalhar sozinho.

As peças de reposição com o as certas e a bateria ainda podem ser encontradas para reposição fora do Brasil. Isso eleva um pouco o custo de reparo, contudo considerando o tempo de troca o preço é bem aceitável. Recentemente fiz compra de um kit o qual é composto de três rolos simples, três rolos com certas, três pinceis rotativas e a bateria o e o valor pago foi sessenta e nove dólares ( ainda tive que pagar 60% de imposto e mais doze reais de taxa dos correios). Um preço um pouco elevado por causa do dólar atual, mas compensa pela praticidade de ter um robô em casa.

A empresa IRobot  não parou de evoluir com o sucesso do Roomba. Hoje existem alguns produtos que tiveram como base esse aspirador e as necessidades de seus clientes. Dois produtos merecem destaque. O Primeiro é o IRobot  Mirra que tem o propósito de limpar a piscina. O Mirra limpa profundamente as superfícies das piscinas e a água, remove folhas, cabelos, poeira, além de alga, pólen e bactéria de até 2 micra.  O segundo produto  é para limpeza de piso. Braava é feito para limpar os pisos sem cansar e com os dois modos de limpeza para escolher. Basta acoplar um pano de limpeza, posicionar e pressionar um dos botões: Sweep (varrer) ou Mop (limpar). No modo Sweep, o Braava usa o pano seco para pegar poeira, sujeira e cabelos. No modo Mop, o Braava molha o pano, e leva a sujeira superficial e a mais profunda para o pano.  Além desses dois produtos existe outros. Deixarei o link do site oficial no final do post.

Enfim o Roomba 620 não é perfeito, mas com certeza ajuda muito no nosso cotidiano atribulado. Acredito que os modelos mais modernos tenham melhorado a potência do motor que aspira além do algoritmo do calcula da área a ser trabalhada. Nos novos vídeos do modelo as cerdas foram atualizadas para captar mais sujeira. A empresa não parou de evoluir e com os produtos atuais existe a possibilidade de trabalho em conjunto com o Braava e o Roomba.


Referências

Site oficial falando um pouco da história:http://www.irobot.com/About-iRobot/Company-Information/History.aspx
Site oficial: http://www.irobot.com/For-the-Home/Vacuum-Cleaning/Roomba.aspx

Site de compra: http://www.amazon.com/iRobot-Roomba-Vacuum-Cleaning-Allergies/dp/B00IO9PBPS/ref=sr_1_1?s=vacuums&ie=UTF8&qid=1436225317&sr=1-1&keywords=roomba


Texto de: Ricardo Ishida



Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário