Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: The Death of "Superman Lives" - What Happened

Rapaz, e não é que ele teria ficado bacana na roupa? Saiba mais desse projeto cancelado neste post

Nota imdb: 8,3 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: The Death of "Superman Lives" - What Happened
Ano de Lançamento: 2015
Diretor: Jon Schnepp
Sinopse: O documentário conta os bastidores da pré-produção do filme "Superman Lives" que seria dirigido por Tim Burton e teria Nicolas Cage no papel principal, mas que foi cancelado em 1998.


Hoje vivemos uma época em que os filmes de super-heróis são extremamente bem sucedidos e lucrativos, mas há algum tempo atrás não era bem assim. Além de algumas bombas (lembra dos Batmans de Joel Schumacker?) e do preconceito em geral, tivemos alguns projetos cancelados. Este documentário conta a história do lendário filme do Superman que seria dirigido por Tim Burton e que teria nada mais nada menos que Nicolas Cage como o homem de aço.

Com o "ressurgimento" desse gênero de super-heróis nas telonas após o sucesso do Batman de 1989, a indústria voltou a ficar de olho na fórmula. Depois de mais alguns filmes do Batman (e com alguns fiascos), a Warner decidiu recrutar Tim Burton novamente para tentar reviver uma de suas franquias mais preciosas: Superman. Este documentário, que foi financiado pelo Kickstarter, tenta contar a história da tumultuada pré-produção desse filme que acabou nunca saindo do papel e foi cancelado em 1998. Logo de cara fiquei impressionado com a quantidade de material ao qual o diretor do documentário teve acesso e também por ter conseguido entrevistas com quase todos os envolvidos. Além de inúmeros desenhos conceituais e detalhes das três versões do roteiro, o documentário também traz algumas filmagens raríssimas de testes da roupa com Nicolas Cage e de efeitos especiais.

Claro que um filme do Superman feito pelo Tim Burton seria totalmente diferente de tudo o que esperamos para o personagem. Baseado na saga da morte do Superman, o filme teria múltiplos vilões, várias cenas no espaço e em Krypton, centenas de alienígenas e criaturas bizarras invadindo a Terra e outras aberrações que deixariam os fãs dos quadrinhos de cabelos em pé. Ainda assim, é preciso reconhecer a coragem e a criatividade que estavam sendo colocadas no projeto, que com certeza iria inovar em muitos aspectos e trazer conceitos que só estamos vendo no gênero atualmente em que estes filmes estão sendo levados mais a sério. Além disso, existe muito julgamento injusto sobre Nicolas Cage no papel baseando-se em testes iniciais que estavam longe do produto final almejado. Os diferentes designs da roupa para refletir momentos da história, por exemplo, ficaram muito bacanas para a época.

Se você, assim como eu, gosta de assistir aos extras dos filmes e saber tudo sobre o processo de pré-produção, fica aí a dica para fazer isso com um filme que nunca foi lançado. O principal destaque fica para a oportunidade de ver como seria um filme do Superman do Tim Burton e entender os motivos pelos quais esse projeto foi cancelado. Serve também como um relato de como a pressão dos produtores e executivos de um estúdio podem afetar a criatividade e qualidade de um filme. Depois de ver tudo isso, fico até feliz de não ter virado um diretor de cinema, pois deve ser algo muito triste ver suas ideias serem talhadas em nome de caprichos e da ganância.  

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

3 comentários:

  1. Aonde se pode ver esse documentário?

    ResponderExcluir
  2. Aonde se pode ver esse documentário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acredito que tenha ele no netflix, mas caso não encontre segue um link para youtube: https://www.youtube.com/watch?v=G7Ll2OYj77k

      Excluir