Anúncio 1

Últimos Posts

Livro da Vez:E se?

E se eu lesse esse livro? Eu ficaria satisfeito? Confira no review abaixo


Título:E se? Respostas científicas para perguntas absurdas
Autor: Randall Munroe (328 páginas)
Editora: Companhia das Letras



Randall Munroe é um muito bem sucedido cartunista da web no site xkcd.com, que inclusive ganhou já o prêmio Hugo na categoria “Best Graphic Story”(você pode conferir esse curioso trabalho premiado que foi uma série de 3099 tiras que começou no dia 25 de março de 2013 e terminou no dia 26 de julho, 123 dias depois, resultando em uma sequência que foi sendo liberada de 30 em 30 minutos. É possível ter ideia de como foi em site que reúne todos eles aqui. Não é raro ele comentar sobre fatos científicos da atualidade em grandes jornais ou redes de TV através de suas tirinhas,  mas também comenta sobre amor, mundo pop, tecnologia e muitos outros assuntos. É um excelente site e per si já vale uma boa dica.

Só que um dos tópicos que ele costuma receber é sobre suposições científicas em situações absurdas. De tantas perguntas, Randall, que já trabalhou em robótica na NASA compilou algumas e juntou em um livro que é o que vamos comentar hoje.

Esse livro já começou de forma bem curiosa: antes mesmo de ser lançado, ele já era um best seller. Segundo o próprio autor, isso já somou uma responsabilidade ainda maior nas respostas. Ele rodou simulações, pesquisou, consultou arquivos militares liberados, perguntou a especialistas e até fez alguns testes. O resultado é surpreendente, ainda que um pouco inconstante às vezes.

No livro vemos perguntas como o que aconteceria se você tentasse rebater uma bola a 90 por cento da velocidade da luz. E se pudéssemos ter um projétil feito de nêutrons? O que aconteceria se pudéssemos jogar um pedaço de carne congelada de bem alto? Ela seria comestível? O quão rápido você pode passar por um quebra-molas sem morrer? Qual seria a última luz artificial que foi obra humana? Essas e muitas outras perguntas são respondidas com hipóteses e resultados, ou simplesmente com tirinhas muito bem boladas que vão divertir a todos que se amarram em física/química aplicada ao nosso dia a dia…Ou…Melhor que não seja parte do seu dia a dia situações tão absurdas como as sugeridas! :)

Vale sem dúvida, principalmente pelas surpreendentes conclusões e excelentes tiradas. Ok... Vão ter partes que não importam muito, mas não tiram o brilho de como esse é um divertido livro científico.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)


Nenhum comentário