Anúncio 1

Últimos Posts

Documentário da vez: Atari - Game Over

Será mesmo que um único jogo quebrou o mercado de videogames nos anos 80?

Nota imdb: 6,9 (até o dia da postagem) (IMDb)
Título original: Atari: Game Over
Ano de Lançamento: 2014
Diretor: Zak Penn
Sinopse: O documentário foca em uma equipe que tenta desenterrar milhares de cartuchos de Atari 2600 que foram enterrados em um aterro, ao mesmo tempo fazendo uma retrospectiva da história dos videogames e das causas da sua quase extinção nos anos 80.


Não é difícil achar em sites especializados de games aquelas famigeradas listas de "os piores jogos de todos os tempos". Um jogo que sempre faz parte da lista (e muitas vezes a encabeça) é E.T. para o Atari 2600. Esse jogo é não só visto como uma aberração mas também como o causador do fim da Atari em uma crise que quase extinguiu a indústria nos anos 80. Este documentário reconta essa história e tenta mostrar que nem tudo aconteceu da forma que conhecemos.

O documentário mostra um pesquisador que finalmente está pronto para realizar uma escavação e provar que a Atari enterrou milhares de jogos em um aterro de sua cidade. Dentre eles, a maioria seria do famigerado E.T- O Extraterrestre, o jogo apontado como o responsável pelo fim da Atari. Enquanto reconta a história dos videogames até o suposto evento do despejo, o diretor tenta mostrar o que levaria uma companhia a descartar tantos produtos. Além disso, é feita uma análise menos sensacionalista para tentar entender as reais causas do crash da indústria de games.

Todo o clima de euforia da época em que a Atari dominava uma indústria recém nascida e extremamente promissora irá surpreender aqueles que, como eu, não sabia que as pessoas envolvidas no ramos eram vistas como artistas e levavam estilos de vida algumas vezes parecidos com o de estrelas de cinema, regado a drogas e álcool. A história do  talentoso desenvolvedor Howard Scott Warshaw assume papel de destaque para ajudar a inocentar o homem que, mesmo tendo sido o codificador de E.T., também foi o responsável por sucessos como Yars' Revenge (o jogo mais vendido do Atari 2600). O documentário mostra como sua vida foi injustamente abalada após o fim da Atari e sua carreira encerrada por ter sido considerado o culpado, mostrando as verdadeiras causas do fracasso da empresa.

Neste sentido, este documentário é muito bom para ajudar a dissipar a cortina de mentiras e falsas ideias sobre o ocorrido, mostrando que muitas vezes o sensacionalismo e a desinformação podem prejudicar nosso entendimento e, infelizmente, acabar com a vida de pessoas. Além disso, muitas entrevistas com pessoas do ramo e envolvidas nos acontecimentos ajudam a dar mais embasamento aos fatos apresentados.

Fica aí a dica para os gamers interessados em conhecer o passado dessa indústria bilionária e as verdades e mitos que cercam o episódio da morte da Atari. E, como já havia sido bem comentado pelo co-editor do mexido em um post anterior (veja aqui), este documentário mostra os perigos de se tratar o desenvolvimento de jogos como uma simples relação de venda de mercadoria sem levar em consideração uma ideia de qualidade e o tempo necessário para se desenvolver essa ideia da forma adequada. Será que um dia teremos outra quebra da indústria de games? Se depender da qualidade de muitos jogos que estamos vendo por aí, é bem possível.

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Nenhum comentário