Anúncio 1

Últimos Posts

Fica a Dica:Site do TSE

Eleitor consciente já conhece essa dica há tempos... E você?

Agora o Blog virou chapa branca? Hehehe...Não! Momento cidadão!

O quê? Você ainda não escolheu seus candidatos? E ainda conta com santinhos para saber as propostas(ou eternas promessas) deles? Ou simplesmente queria conhecer melhor o programa de governo dos mesmos? Como diria o saudoso Steve Jobs, há um aplicativo para isso! :P

Infelizmente não tão divulgado como outros detalhes da eleição, o site do TSE é de longe o serviço mais útil que eu vi entre os sites. Ainda que seja visto com desconfiança no Brasil, é normal grandes sites indicarem sua orientação política. Mesmo assim, um site imparcial, e ainda governamental(o que nem sempre é verdade...Pronto...Falei! :P), melhor ainda(será?). O site é esse aqui(http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas) e é uma pequena pérola: lista os candidatos por cargos, a situação da candidatura, coligações, programa, bens declarados, eleições passadas, enfim, uma pequena e útil coletânea de dados.  Claro que sempre é bom pesquisar sobre a vida pregressa do candidato, mesmo sabendo que dados na Internet são sempre complicados. Processos judiciais falam muito sobre eles. Entrevistas, principalmente no início da campanha, ajudam muito também.

E uma vez escolhido o candidato, lembre(porque o povo brasileiro é muito esquecido...Tsk,tsk, tsk) seu local de votação. Há a opção aqui por título e por nome(o seu, naturalmente, mãe e dados complementares) : http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao .

E quase terminando, vale passar a dica a todos: cuidado com promessas de candidatos a governador que fazem promessas de presidentes(e quase de Messias), presidentes prometem tarefas de governadores/prefeitos, senadores de  praticamente instituições de Estado. Vale lembrar o que cada um faz e contrastar com o que andam prometendo.

E por fim, anote e guarde com carinho o registro do seu voto para cobrá-los e analisar suas escolhas para a próxima eleição.

E para finalizar, um clipe de reflexão! Voto dá trabalho, mas dá força ao melhor sistema de governo(ainda que o mesmo tenha defeitos).

Lembrando que você pode nos acompanhar no FaceBook em https://www.facebook.com/MexidoDigital ou no twitter com @mexidodigital (https://www.twitter.com/MexidoDigital)

Um comentário:

  1. Boa co-editor! Graças à sua dica eu descobri que o patrimônio declarado do Rodrigo Rollemberg mudou de 700k em 2006 para 760k em 2014... será mesmo? kkk Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir