Anúncio 1

Últimos Posts

Curta letragem:Diabos!Tá faltando uma figurinha!

Apesar de ser um trauma clássico de infância, lá vamos nós colecionar mais um álbum de figurinhas


Ano passado eu inventei de enfrentar um clássico trauma de infância: aquela maldita figurinha, geralmente aquelas "cromadas", que você sempre quis e ela nunca apareceu no pacotinho que você comprava na banca. O álbum era "Brasil de Todas as Copas", um álbum interessante pelas fotos históricas, mas que teve uma recepção de público muito morna. Em Brasília tive dificuldades em trocar as repetidas e acabei apelando para a compra no site da Panini das poucas que ficaram faltando.

Apesar da reação de muitos de reprovação dessa atividade, colecionar figurinhas também é um divertido e social evento. Aqui em Bsb há uma banca famosa por permitir trocas entre entusiastas, tendo até uma mesa e cadeira para maior conforto. A mesma se encontra na 105 Norte, com o simpático dono que também dá oportunidade de compra de figurinhas especificas. Como o álbum anterior era, em teoria, muito mais simples e rápido(algo como 256 figurinhas, tendo desde de brasões até fotos cromadas) do que o álbum oficial da copa de 2014(640 figurinhas, com algumas polêmicas com os patrocinadores). Em um sábado de manhã é possível encontrar desde crianças pequenas acompanhadas dos pais até senhores de idade. A reação de encontrar uma nova figurinha, lá no fundo, é basicamente a mesma, independente da idade. A motivação que eu mais escutei é de pessoas que finalmente querem completar um álbum, de preferência sem apelar para a editora(ok, fiquei um pouco constrangido nesse momento, ainda que tenham sido 9 figuras apenas que eu encomendei.:)) Aliás, o novo álbum me trouxe uma série de novidades.

A primeira é a opção pela versão capa dura ou normal. Aliás várias pessoas relataram dificuldades de encontrar até essa versão no início da venda das figurinhas, só que a Panini foi esperta e para remediar isso fechou com grandes jornais e forneceu sem custo a versão agora conhecida como "povão". No dia 6/4 o Correio Brasiliense vinha com o álbum de graça mais 4 figurinhas, estratégia repetida por outros jornais grandes. Isso foi um movimento muito inteligente da editora. A segunda novidade para mim, já comum para colecionadores, é um código na parte de trás da figurinha. A terceira são as já esperadas figurinhas de correção: são figurinhas que apareceram depois para corrigir convocações ou até fotos de estádios que não estão completos. Mais $$$ para que alguém fique mais bonito no álbum ;). Por fim, a última novidade é o apoio de sistemas computacionais para as pessoas que querem trocar figurinhas. Se a troca ao vivo não resolver todos os seus problemas, ainda há essa possibilidade!

Só fiquei com uma saudade: a disputa por "jogo do bafo". Essa reportagem do Estadão lembra e apontava os pontos de troca da Copa passada em SP. Boa sorte e boas trocas!

2 comentários:

  1. Muito bom! Cada nerd com sua mania, mas com alguma coisa em comum! :>)
    Olha aqui o último álbum que colecionei: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545302313-album-de-figurinha-terror-em-dose-dupla-coladocompleto-_JM

    ResponderExcluir
  2. Ah, sobre as figurinhas que tinham anunciantes, bateu o bom senso...
    http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/10/colecionadores-reclamam-e-panini-promete-trocar-figurinhas-de-publicidade.htm

    ResponderExcluir