Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: Uma Aventura Lego


Nota imdb: 8,6 (até o dia da postagem):  (IMDB)
Título original: Lego The Movie
Ano de Lançamento: 2014
Diretor: Phil Lord, Christopher Miller
Estrelas:  Will Arnett, Elizabeth Banks, Craig Berry
Sinopse: A aventura animada em 3D conta a história de Emmet, uma minifigura LEGO® seguidora de regras e perfeitamente comum, que é erroneamente identificada como a pessoa mais extraordinária e a chave para salvar o mundo. Ele é recrutado para integrar uma sociedade de estranhos e seguir uma jornada épica para deter um tirano, uma viagem divertida para a qual Emmet vai totalmente despreparado.

Ontem à noite tive uma agradável surpresa com um filme que superou todas as minhas expectativas e se transformou em uma das melhores animações dos últimos anos. Tudo bem que a recepção positiva da crítica e o sucesso na bilheteria já eram indicativos, mas não poderia deixar de ir "com o pé atrás" para uma sessão de um filme de LEGO®. O que experimentei foi um filme cheio de diversão, humor inteligente, excelente roteiro e um visual inovador que enche os olhos e traz à vida de maneira irretocável o "legado LEGO®".

A história foca em um operário comum e obediente que acidentalmente se vê envolvido em um plano para evitar a destruição do universo LEGO®. Ao colocar este simples operário como a única esperança de salvação, o filme trata de temas relevantes sobre a importância da essência e da criatividade individual sobre a simples obediência a regras (ou manuais, na analogia ao universo do brinquedo de montar utilizada pela película). Estes e outros assuntos são incorporados em analogias ao universo LEGO® de maneira magistral no enredo e contado de forma interessante e com humor inteligente e cativante para todas as idades. Para aqueles que cresceram brincando de LEGO®, como eu, sobram referências e reverências a todos os seus "universos paralelos" que servem como bônus sem atrapalhar o entendimento para os que não conhecem a franquia.

Como assisti à versão dublada, não posso comentar sobre o elenco estrelado que fez a dublagem em inglês. Mesmo considerando o quanto não gosto das nossas dublagens, devo admitir que o resultado final ficou muito bom e não posso esperar para experimentar o áudio original. As participações especiais de personagens de outras franquias como Batman (e quase todos os heróis da DC) são a cereja do bolo que abrilhantam ainda mais este filme que em nenhum momento usou as infinitas licenças LEGO® como muleta.

Um dos maiores méritos deste filme está no seu estilo visual completamente inovador e ao mesmo tempo respeitoso ao universo LEGO®. O resultado final da animação feita por computador é tão fantástico que, após os primeiros trailers, surgiram grandes debates na internet para se discutir se o filme havia ou não feito uso de "stop motion". Em muitos momentos eu fiquei maravilhado com os efeitos belíssimos e recheados de carisma. A qualidade do 3D também é excelente e a tecnologia foi utilizada com sabedoria para acrescentar à experiência visual e não para causar enjoos.

Em resumo, eu só não recomendo este filme para quem já morreu (ou para os "zumbis", claro). Os outros na faixa etária de 3 a 150 anos estão convidados para pouco mais de uma hora e meia de muita diversão e gargalhadas. Mesmo quem nunca viu ou brincou de LEGO® e nem jogou algum game da franquia deveria dar uma chance a esta maravilhosa obra-prima do entretenimento que é fruto de mentes criativas e do uso inteligente da tecnologia de ponta.

2 comentários:

  1. É isso aí gente: queimei a minha lingua, já que eu pensei:"-Gente, é um filme de Lego. Isso não pode dar certo." E como funcionou!. Vale a pena mesmo! Jurava que era stop motion. E o final é realmente bizarro. Vale muito a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, co-editor! E não podemos esquecer do "Tudo é incrível!!!!" hahahaha

      Excluir