Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez: O Predador


Nota imdb: 7,8 (até o dia da postagem):  (http://www.imdb.com/title/tt0093773/)
Título original: Predator
Ano de Lançamento: 1987
Diretor: John McTiernan
Estrelas: Arnold Schwarzenegger, Carl Weathers, Kevin Peter Hall
Sinopse: O major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger) lidera uma equipe de resgate em uma selva da América Central, para tentar encontrar um ministro estrangeiro e funcionários do governo que saíram da rota e se perderam. O exército acredita que eles estejam nas mãos de guerrilheiros, mas o que eles não imaginam é que a floresta esconde uma ameaça mortal, um ser de outro planeta, fortemente armado, que acaba caçando os membros da equipe.

Aproveitando que acabei de assistir a uma conversão 3D deste clássico, está na hora de incluí-lo no hall de filmes do mexido. Nada mais justo, tratando-se de um dos filmes de ação mais cultuados da década de 80 que criou uma franquia de enorme sucesso e um das criaturas mais fantásticas e marcantes do cinema.

A história mostra um grupo de elite que fica encarregado de uma operação de resgate no meio de uma floresta inóspita que supostamente é território de guerrilheiros. Logo fica claro que a verdadeira ameaça está na presença de um alienígena caçador que mata os humanos em busca de troféus. Um a um, todos vão sendo dizimados e eles precisam confrontar a assustadora criatura para conseguirem sair vivos da selva.

Lançado no final de década de 80 e estrelado por Arnold Schwarzenegger em seu auge, o filme tem um excelente ritmo e cenas de ação de tirar o fôlego. A atuações são no nível esperado do elenco de um filme de ação e todos cumprem seu papel de forma convincente, com destaque, é claro, para Arnold e seu sotaque característico. A ambientação criada se torna perfeita ao ser acompanhada pela trilha sonora fantástica conduzida por Alan Silvestri. A direção de John McTierman, um dos mestres dos filmes de ação, é a cola que junta todos esses ingredientes e cria uma das melhores obras do gênero de todos os tempos.

Mas sem dúvida alguma o grande destaque do filme fica por conta da criatura, um alienígena predador de uma raça avançada tecnologicamente que caça humanos como troféus. A imagem assustadora marcou a história do cinema e criou uma das criaturas mais carismáticas da sétima arte:


No entanto, poucos sabem que inicialmente o design da criatura era bem diferente. Para economizar dinheiro, o estúdio contratou uma empresa desconhecida e encomendou o design. Após alguns testes de cena ficou claro que a criatura precisaria ser refeita para salvar o filme. Não é difícil perceber o porquê:


Coube ao finado mago Stan Winston (o mesmo que criou o Exterminador e a rainha Alien) desenvolver o conceito de uma roupa e maquiagem para formar o design conhecido atualmente. Interpretado por Kevin Peter Hall (Van Danme chegou a ser contratado, mas reclamou demais e foi dispensado), o monstro ganhou vida e entrou para a história do cinema.

A conversão em 3D que mencionei no início, apesar de ter sido feito de maneira "automática", adiciona novos elementos visuais interessantes e que com certeza justificam assistir ao filme novamente para os que possuem uma TV 3D.

Fica ai o registro e a reverência a este grande filme que marcou época e criou uma legião de admiradores. Além de continuações, o filme ganhou também derivados que colocaram os predadores contra os aliens, mas nenhuma outra iteração obteve o mesmo sucesso de público e crítica. Ainda assim, o personagem continua vivo na memória (ou nas estantes) dos fãs, que seguem esperançosos de um novo filme digno do legado da franquia. 

Nenhum comentário