Anúncio 1

Últimos Posts

Filme da vez:Serra Pelada


Nota imdb (até o dia da postagem): 7,4 (http://www.imdb.com/title/tt2140381/)
Título original: Serra Pelada
Ano de Lançamento: 2013
Diretor: Heitor Dhalia
Estrelas:Wagner Moura, Laura Neiva, Sophia Charlotte, Matheus Nachtergale, Juliano Cazarré e Júlio Andrade
Sinopse: Juliano(Juliano Cazarré), fugindo de agiotas, e Joaquim(Júlio Andrade) a procura de um renda para a família que está para ganhar um novo componente vão ao que na época era uma promessa de fortuna rápida e aventura.

Pode ser uma impressão minha, mas o cinema brasileiro perdeu um pouco de movimento. Tirando as muito bem sucedidas(em termos de bilheteria) comédias pastelão, a produção brasileira ainda anda bem tímida, principalmente se comparada com vizinhos como Argentina e Chile. E o forte sentimento de baixa qualidade dos anos 80 ainda é bem vivo na maioria dos espectadores. Por isso novas produções sempre são vistas com desconfiança.

E no trailer mesmo já vemos aquele clichê brasileiro: pobreza, violência e sexo. E sim, temos tudo isso nessa história. Porém a história principal, o garimpo que foi o maior registro de concentração de trabalho braçal depois das Pirâmides impressiona, principalmente com o grande trunfo do filme que são imagens da época. Beira o inacreditável. Mesmo assim, a história de amizade que tende quase ao Fausto, onde o poder e o dinheiro mudam tudo, é um atrativo a mais.

Claro que o filme tem alguns problemas. O tom cru, quase amador, no início incomoda um pouco, porém o publico pode relevar. Mas já no meio do filme se mostra como uma limitação do mesmo. Mesmo assim temos boas surpresas como a ótima atuação de Wagner Moura como Lindo Rico, com uma atuação simplesmente impecável. E também uma grata surpresa da global Sophia Charlote, que derrapa um pouco no final, porém tem uma participação muito boa.

Segundo o diretor, em entrevista a Folha de São Paulo(http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/10/1358082-serra-pelada-fica-menos-sangrenta-em-filme-brasileiro.shtml), o número de mortes foi diminuído para que a história não beirasse a uma simples sequência de assassinatos. E também, provavelmente, o diretor optou em não colocar na história o controverso Major Curió, prefeito da cidade na época que controlou com mão de ferro a região, já que claramente não foi essa a intenção do filme entrar em uma discussão mais polêmica da época. Para essa e outras reflexões, fica a recomendação do ótimo documentário "Serra Pelada: A Lenda da Montanha de Ouro".

Mesmo assim, pelas imagens, o enredo principal e boas atuações, vale conferir nos cinemas.

2 comentários:

  1. Seja bem vindo à coluna "Filme da Vez", co-editor! Show de bola sua análise, com certeza vou colocar o filme na minha lista para assistir!

    ResponderExcluir